Efeito da presença de estudantes PAEE nos resultados de aprendizagem de Língua Portuguesa e matemática nas escolas inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.28253

Palavras-chave:

estudantes com deficiência, educação inclusiva, Saeb, proficiência em matemática, proficiência em português

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar se a presença de estudantes Público-alvo da Educação
Especial tem repercussão nos resultados de aprendizagem de língua portuguesa e matemática
nas escolas inclusivas. Para tanto, realizou-se uma análise quantitativa dos dados do SAEB
(2015), disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira, referentes aos estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental em todo
o território nacional. Observou-se ampliação do número de matrículas de estudantes da
Educação Especial no ensino regular, redução das matrículas em escolas e classes especiais e
que essa inclusão não foi um fator para diminuição das proficiências dos demais alunos. Os
dados apontam um aumento da média em língua portuguesa e matemática proporcional ao
aumento de estudantes com deficiência na maior parte das regiões do país. Esses achados
contradizem discursos que associam a inclusão ao declínio do aprendizado e reforçam a
importância de políticas educacionais inclusivas.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cilene Moreira de Meira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil

Atualmente é doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), rofessora no Ensino Superior, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e na Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LIBRAS, MATEMÁTICA e EDUCAÇÃO A DISTANCIA, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, inclusão escolar, educação especial, legislação, educação de surdos, matemática, estatística, matemática financeira, metodologia do trabalho científico e orientação de TCC. Atua na Elaboração de Projetos, Consultoria em Inclusão, educação de surdos e Libras - Língua Brasileira de Sinais.

Fabiane Maria Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Assistente Social formada pela PUC Minas, Pós-Graduada em Atendimento Integral à Família pela Universidade Veiga de Almeida e em Gestão de Políticas Públicas com foco em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Direito Escolar (GEPEEDE/UFMG). No campo profissional, possui experiências na Política Pública de Assistência Social e na Política Pública de Assistência Estudantil, além de experiências relacionadas a trabalhos comunitários com adolescentes, famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social. Possui vínculo de servidora federal, atuando como Assistente Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Seus principais temas de interesse como pesquisadora são: Políticas Públicas; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Indicadores Educacionais; Envelhecimento e Aposentadoria.

 

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil

Docente em cursos de formação de professores da UEMG Ibirité, onde coordena o Observatório da Valorização dos Trabalhadores em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da UEMG; e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI UEMG Ibirité). Foi professor substituto da Faculdade de Educação da UFMG, ministrando disciplina de Metodologias de Pesquisa em Educação (2019, 2023-2025). Também atuou com disciplinas de políticas públicas de educação, educação inclusiva e alfabetização e letramento no Centro Universitário Newton Paiva (2018-2021). Foi professor e coordenador pedagógico na educação básica (2009-2018), tendo atuado na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais e na Rede Municipal de Belo Horizonte. É editor de periódicos científicos e atua também como analista, consultor e pesquisador em assuntos educacionais (M&A).
Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (NEPPPE/FaE/UEMG) e do Laboratório de Estudos e Práticas em Educação Inclusiva (LEPEI/UEMG Ibirité). Doutor em Educação: conhecimento e inclusão social pela UFMG (2022); Mestre em Educação e Formação Humana (2015) e pedagogo (2016) pela FaE/UEMG; historiador pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2008).

Referências

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia Pereira. Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 49–82, 2016. DOI: 10.20336/rbs.150. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/rbs/article/view/181. Acesso em: 8 nov. 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília/DF: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001 do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Básica. Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Brasília/DF, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília/DF: MEC, 2008a.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº. 6.571, de 17 de setembro de 2008b. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº. 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília/DF: DOU, 2008b.

BRASIL. Ministério da Educação. Microdados do SAEB. Brasília/DF: Inep, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar da Educação Básica. Brasília/DF: Inep, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Escalas de proficiência do SAEB. Brasília/DF: Inep, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar da Educação Básica. Brasília/DF: Inep, 2021.

BORDAS, MAG., and ZOBOLI, F. Reflexões sobre a produção social do conhecimento e as culturas inclusive: o papel da avaliação. In: DÍAZ, F., et al., orgs. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, pp. 79-87. ISBN: 978-85-232- 0928-5. Available from SciELO Books

CAMPBELL, S. I. Múltiplas faces da inclusão. Rio de Janeiro: Walk, 2009.

CARVALHO, Maria de Fátima. Conhecimento e vida na sala de aula: convivendo com as diferenças. Campinas/SP: UNIJUÍ, 2006.

HAAS, C. Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreas. Educação, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 347–359, 2015. DOI: 10.5902/198464449038. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/9038. Acesso em: 12 out. 2023.

HANLINE, M. F.; DALEY, S. ‘Mom, will Kaelie always have possibilities?’: The realities of early childhood inclusion. Phi delta kappan, v. 84, n. 1, p. 73-76, sep. 2002. Disponível em: <http://www.kappanmagazine.org/content/84/1/73.abstract>. Acesso em: 07 out 2023.

HEHIR, Thomas; GRINDAL, Todd; FREEMAN, Brian; LAMOREAU, Renée; BORQUAYE, Yolanda; BURKE, Samantha. Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência. ago.2016. Disponível em http://alana.org.br/ wpcontent/uploads/2016/11/Os_Beneficios_da_Ed_Inclusiva_final.pdf. Acesso em 01. ago. 2023.

KARAGIANNIS, A.; STAINBACK, W.; STAINBACK, S. Fundamentos do ensino inclusivo. In: STAINBA-CK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 21-34.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, [S. l.], v. 27, n. 41, p. p. 61–79, 2011. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002. Acesso em: 12 out. 2023.

KASSAR, M. DE C. M.; REBELO, A. S.. Abordagens da Educação Especial no Brasil entre Final do Século Xx e Início do Século XXI. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. spe, p. 51–68, 2018. DOI: https://doi.org/10.55028/revens.v2i6.14708 Disponível em: https:// https://www.scielo.br/j/rbee/a/zykqKsDdgtM8GJXsctSYQjJ /?lang=pt. Acesso em: 5 out. 2023

LANUTTI, J. E. O. E; MANTOAN, M. T. E. Como os estudantes considerados com deficiência atrapalham “os demais”? Revista ENSIN@ UFMS, Três Lagoas, v. 2, n. 6, p. 57-67. 2021. DOI: https://doi.org/10.55028/revens.v2i6.14708. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/14708. Acesso em: 10 out. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990. UNESCO.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, 1994/1998.

SANTIAGO, Mylene Cristina; SANTOS, Mônica Pereira dos; MELO, Sandra Cordeiro de. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro , v. 25, n. 96, p. 632-651, set. 2017. https://doi.org/10.1590/ S0104-40362017002500652. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0104-40362017000300632&lng=pt&nrm=iso. acessos em 10 set. 2022. Epub 23-Jan-2017.

SILVA, M. O. da. A convivência entre crianças com e sem deficiência e o papel do professor na educação infantil. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 31, n. 60, p. 107–118, 2018. DOI: 10.5902/1984686X24604. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24604. Acesso em: 4 mar. 2024.

VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado. Inclusão de alunos com deficiência intelectual: considerações sobre avaliação da aprendizagem escolar. 2011. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo/SP.

Downloads

Publicado

22.05.2025

Como Citar

MEIRA, Fernanda Cilene Moreira de; SILVA, Fabiane Maria; BRAGA, Daniel Santos. Efeito da presença de estudantes PAEE nos resultados de aprendizagem de Língua Portuguesa e matemática nas escolas inclusivas. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e28253, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.28253. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28253. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê n. 52 “A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line”
Visualizações
  • Resumo 136
  • PDF 53