A formação do profissional auxiliar de educador de estudantes público da educação especial no ensino fundamental: desafios da profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.28297

Palavras-chave:

formação continuada, educação especial, educação inclusiva, auxiliar de educador

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (GEP-PRoA). O estudo tem o objetivo de identificar estudos acadêmicos sobre as demandas e práticas dos auxiliares de educador que atuam com estudantes público da Educação Especial, além de recursos educacionais abertos sobre o tema. A pesquisa bibliográfica foi realizada em bases como: Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Portal de Objetos Educacionais Abertos (EduCAPES). Partindo da perspectiva da literatura sobre Educação Inclusiva, de 41 publicações encontradas, entre dissertações e artigos, foram analisadas quatro. Os resultados indicam que os profissionais apresentam formação incompatível às atribuições exercidas, baixa remuneração e outras condições que dificultam o trabalho colaborativo dos professores na promoção da escolarização de estudantes com deficiência.

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Biografia do Autor

Débora Regina Gallo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), especialista em Psicopedagoga clínica e institucional pela Associação Catarinense de Ensino e em Práticas Imersivas na Educação: Metodologias, Tendências e Protagonismo pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (IELUSC). Professora do Ensino Fundamental na Prefeitura de Joinville-SC e do Colégio Bonja na mesma cidade. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Ponta Grossa- Paraná. Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (Gep-ProA). 

Karen Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Psicologia Social e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Ponta Grossa-Paraná. Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem.

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Publicado

22.05.2025

Como Citar

GALLO, Débora Regina; RIBEIRO, Karen. A formação do profissional auxiliar de educador de estudantes público da educação especial no ensino fundamental: desafios da profissão. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e28297, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.28297. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28297. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê n. 52 “A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line”
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