As salas de recursos multifuncionais e as tecnologias assistivas em estudos científicos: desafios na formação do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.28301

Palavras-chave:

inclusão educacional, sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva

Resumo

Este estudo busca compreender o papel das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e das Tecnologias Assistivas (TAs) na aprendizagem e no desenvolvimento de estudantes com deficiência. A pesquisa investiga de que maneira as TAs, utilizadas nas SRMs, impactam o aprendizado e a autonomia dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases Scielo e Google Scholar, analisando-se estudos publicados entre 2018 e 2022. Os resultados indicam que as SRMs oferecem um ambiente estruturado ao desenvolvimento dos estudantes, promovendo interações significativas entre professor e estudante. As TAs são fundamentais para ampliar a autonomia dos estudantes, incluindo recursos como Braille, materiais manipulativos e softwares de comando por voz. Contudo, destaca-se a necessidade de formação continuada para professores e políticas públicas que garantam o acesso e a aplicação adequada das SRMs e das TAs, favorecendo a inclusão educacional efetiva.

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Biografia do Autor

Andreia Nakamura Bondezan, Universidade Estadual do Paraná, Unespar, Campo Mourão – PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2012); mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), lotada no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) no campus de Campo Mourão. Atua como coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NESPI) da Unespar/Campo Mourão. É docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI/Unespar). É pesquisadora Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq), do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU/CNPq). Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores e Educação Especial Inclusiva.

 

Samanta Jander Chimene Brill, Universidade Estadual do Paraná, Unespar, Campo Mourão – PR, Brasil

Mestre pelo Programa de Mestrado profissional em PROFEI - EDUCAÇÃO INCLUSIVA pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR- CAMPO MOURÃO). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq) sob a coordenação da Prof Dr Andreia Nakamura.- UNESPAR. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (2011). Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense (2023). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Umuarama.

Referências

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Publicado

21.05.2025

Como Citar

BONDEZAN, Andreia Nakamura; BRILL, Samanta Jander Chimene. As salas de recursos multifuncionais e as tecnologias assistivas em estudos científicos: desafios na formação do professor. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e28301, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.28301. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28301. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê n. 52 “A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line”
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