O ensino de Filosofia na Educação Básica: em busca de um currículo crítico e emancipatório

Autores

  • Márcia Regina Quevedo Kay Centro Universitário Senac

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2834

Palavras-chave:

Currículo crítico, Ensino de Filosofia, Educação Básica

Resumo

Este artigo tem o objetivo de contribuir para a ampliação e aprofundamento do debate acerca do ensino de Filosofia, propondo discutir o currículo voltado para o ensino médio, referenciado na perspectiva da educação crítica e emancipatória. Inicialmente, apresenta-se a trajetória do ensino de filosofia nas últimas décadas, em uma perspectiva histórica, situando o contexto em que se deram as reformas educacionais que incluíram ou excluíram a filosofia dos currículos escolares. Em seguida discute-se as principais tendências presentes na organização dos conteúdos do ensino da filosofia, isto é, que direcionam a construção do currículo no ensino médio. Por fim, com a volta da Filosofia como disciplina curricular obrigatória, surge a necessidade de se repensar o que e como ensinar filosofia no atual contexto educacional, isto é, construir e consolidar propostas curriculares ativas e críticas que coloquem os jovens em contato com a própria atividade filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Quevedo Kay, Centro Universitário Senac

Eestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2001) Professor com dedicação parcial do Centro Universitario Sant'Anna , Brasil

Downloads

Publicado

07.05.2012

Como Citar

KAY, Márcia Regina Quevedo. O ensino de Filosofia na Educação Básica: em busca de um currículo crítico e emancipatório. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 139–154, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.2834. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2834. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos