Abordagem construcionista, contextualizada e significativa (CCS) no ensino da música vocal on-line
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.28385Palavras-chave:
abordagem CCS, ensino de canto, educação on-lineResumo
A abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) contribui para o ensino de canto e performance, envolvendo sensibilidade histórica, técnica e criatividade. A contextualização e significância do repertório é fundamental para que o estudante construa sua interpretação. A pergunta: é possível otimizar o ensino do canto on-line de acordo com os pressupostos da abordagem CCS? O objetivo é analisar as possibilidades para a educação on-line da música vocal de acordo com a abordagem CCS e apontar perspectivas do uso das tecnologias digitais como oportunidade para todos, contribuindo na formação musical e emocional do estudante. Na metodologia qualitativa, buscamos na revisão de literatura, levantar pesquisas que abordem o ensino do canto on-line e analisar as contribuições da abordagem CCS no ensino da música vocal. Os resultados apontam os benefícios, propondo formação de professores e acesso democrático. Conclui-se que a abordagem CCS contribui no processo de ensino da música vocal on-line significativamente.
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