Abordagem construcionista, contextualizada e significativa (CCS) no ensino da música vocal on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.28385

Palavras-chave:

abordagem CCS, ensino de canto, educação on-line

Resumo

A abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) contribui para o ensino de canto e performance, envolvendo sensibilidade histórica, técnica e criatividade. A contextualização e significância do repertório é fundamental para que o estudante construa sua interpretação. A pergunta: é possível otimizar o ensino do canto on-line de acordo com os pressupostos da abordagem CCS?  O objetivo é analisar as possibilidades para a educação on-line da música vocal de acordo com a abordagem CCS e apontar perspectivas do uso das tecnologias digitais como oportunidade para todos, contribuindo na formação musical e emocional do estudante. Na metodologia qualitativa, buscamos na revisão de literatura, levantar pesquisas que abordem o ensino do canto on-line e analisar as contribuições da abordagem CCS no ensino da música vocal. Os resultados apontam os benefícios, propondo formação de professores e acesso democrático. Conclui-se que a abordagem CCS contribui no processo de ensino da música vocal on-line significativamente.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Cristine Tavano Martins, Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Presidente Prudente, SP - Brasil

Membro Imortal da Academia Nacional de Música - cadeira 34. Doutora em Educação - UNOESTE - Presidente Prudente/SP, com pesquisa sobre Ensino da Música Vocal Online. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Tuiuti - Curitiba/PR, com pesquisa sobre a diferenciação das vogais no canto lírico e popular. Graduada em Ed. Artística - Hab. Música pela Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP. Especialista em Musicoterapia com estudo sobre os benefícios docCanto na saúde e bem-estar; Especialista em Sociologia da Educação e Cultura com pesquisa sobre a vulgarização da cantora. Possui cursos Técnicos em Piano Erudito, Piano Popular e Canto. Docente em graduações em Música na Unisagrado e Unoeste. Atuou como Regente do Coral da USP - Bauru, Coral do Centrinho/USP - Bauru, Coro dos Funcionários do Banco do Brasil - Bauru, Coral dos Correios - Bauru e Conjunto LouvArt. Atualmente é professora efetiva na Escola Municipal de Artes "Jupyra Cunha Marcondes" - Presidente Prudente /SP, nas disciplinas de Piano, Canto, Grupo Vocal, História da MPB/Jazz e Prática de Repertório MPB/Jazz e Regente do Coro Juvenil do Curso Técnico. É pianista do grupo instrumental " dCasa Jazz".

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Presidente Prudente, SP - Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Livre-Docente em Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva pela UNESP (2015). Líder do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Atualmente é professora adjunta aposentada da UNESP e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atuou como Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Abordagem CCS, Educação Especial e Inclusiva e Educação a Distância.

Gabriela Alias Rios, Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Presidente Prudente, SP - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Metodologia do Ensino de Língua Materna e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e em Pedagogia pela Unesp/Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Unoeste, em que investiga as potencialidades de uso da Inteligência Artificial para práticas pedagógicas inclusivas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação a Distância, Audiodescrição e Práticas Pedagógicas Inclusivas. Professora de língua portuguesa e inglesa no Instituto Federal de São Paulo. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica.

Referências

BARROS, M. H. F. Educação musical, tecnologias e pandemia: reflexões e sugestões para o ensino de música em meio à Covid-19. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 292–304, 2020. DOI: 10.14393/ouv-v16n1a2020-55878. Disponível em: Educação musical, tecnologias e p... preview & related info | Mendeley. Acesso em 18 mar. 2025.

BORGES, A. H., FONTERRADA, M. T. O. Abordagens criativas:ensino/aprendizagem da música contemporânea. Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2007. Disponível em: https://www.anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/educacao_musical/edmus_ABorges_MFonterrada.pdf. Acesso em 05 jan. 2025.

CORREIA, M. A. A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação. Educ. Rev., Curitiba, n. 36, p. 127-145, abr. 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 05 jan. 2025.

COIMBRA, A. C. C., SCHLÜNZEN, E.T.M., SCHLÜNZEN JUNIOR, K. Abordagem CCS na disciplina do curso de pedagogia: políticas educacionais, inclusão e TDIC. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.

DALLAZEM, A. O ensino de música: estudos de um projeto de extensão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49143, 2022.

DIAS, P. C. A. O processo de formação do cantor e o ensino de canto: breve discussão. XXVI Congresso Internacional da ABEM, Minas Gerais. 2023.

EMMONS, S.; THOMAS, A. Power Performance for Singers. New York: Oxford University Press, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS, K. C. T. Canto em Todo Canto: Acesso e Democratização do Conhecimento pela Educação Musical On-Line. 2025. Tese (Doutorado) — Universidade do Oeste Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Presidente Prudente, 2025.

SHAHEEN, M. Self-Determination Theory for Motivation in Distance Music Education. Journal of Music Teacher Education, v. 31, n. 2, p. 80-91, 2021. DOI:10.1177/10570837211062216. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/356923667_Self-Determination_Theory_for_Motivation_in_Distance_Music_Education. Acesso em 18 mar. 2025.

SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JÚNIOR, K.; SANTOS, D. A. do N. dos. Formação de professores, uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e escola inclusiva: possibilidades de construção de uma abordagem de formação construcionista, contextualizada e significativa. Revista Pedagógica, v. 13, n. 26, p. 227–258, 2011.

SCHLÜNZEN, E., SCHLÜNZEN JUNIOR, K., SANTOS, D. A. do N. dos., REZENDE, A. M. S. da S., LIMA, A. V. I. Abordagem construcionista, contextualizada e significativa: formação, extensão e pesquisa no processo de inclusão. Curitiba: Appris, 2020.

SWANWICK, K. Música, mente e educação. Trad. M. S. Steuernagel. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

VALENTE, J.A.; PRADO, M.E.B.B. Formação na Ação do professor: uma abordagem na e para uma nova prática pedagógica. Campinas: Ed. Unicamp, 23, 2003.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

22.05.2025

Como Citar

MARTINS, Karen Cristine Tavano; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; RIOS, Gabriela Alias. Abordagem construcionista, contextualizada e significativa (CCS) no ensino da música vocal on-line. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e28385, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.28385. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28385. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê n. 52 “A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line”
Visualizações
  • Resumo 105
  • PDF 36