A infância perdida: o corpo vivido pede passagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Daniela Fantoni de Lima Alexandrino Universidade do Estado de Minas Gerais e Unversidade de São Paulo
  • Cintia Lucia de Lima Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.3071

Palavras-chave:

Criança, Ensino Fundamental, Corpo Vivido.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo refletir, através de um levantamento bibliográfico, a vivência corporal nas séries iniciais do ensino fundamental. Observamos que a maior preocupação de nosso governo, e porque não dizer de nossa sociedade, é com a sistematização de nosso ensino. Fala-se muito nas instituições, infraestrutura, a organização do ensino-aprendizagem, mas pouco se fala da vivência corporal. Sabemos que as crianças nessa faixa etária necessitam de grande movimentação, precisam de brincar, de gestualizar seus sentimentos, pois, é assim que o ensino-aprendizagem acontece. Para tanto, devemos (re)pensar a forma como nossa Educação é estruturada e trazer de volta o corpo vivido. Corpo este, considerado como o lugar onde as experiências, as subjetividades, as emoções e o aprender vão emergir, influenciando assim como o futuro adulto vai se comportar no mundo. Enfim, devemos resgatar o conceito de infância que vai se tecer e se alimentar através do corpo vivido pela criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Fantoni de Lima Alexandrino, Universidade do Estado de Minas Gerais e Unversidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais

Cintia Lucia de Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

03.06.2014

Como Citar

ALEXANDRINO, Daniela Fantoni de Lima; DE LIMA, Cintia Lucia; FERREIRA, Maria Elisa Caputo. A infância perdida: o corpo vivido pede passagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 81–92, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.3071. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3071. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos