Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o currículo da Educação Física

Autores

  • Marcos Garcia Neira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3112

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Estudos Culturais, Multiculturalismo

Resumo

Com a democratização do acesso, adentraram à escola representantes de grupos culturais, até então, alijados desse direito. Se outrora, os conhecimentos socializados pelo currículo advinham dos grupos situados em condições privilegiadas sem qualquer questionamento, neste momento, tal perspectiva enfrenta o desafio da sociedade multicultural. É lícito que as políticas em torno da reconfiguração social atravessam inevitavelmente o debate curricular. A partir daí, foi gerado um certo consenso que afirma a democratização dos conhecimentos no currículo como ação em prol do reconhecimento das diversas culturas que compõem a sociedade. Alinhando-se a esse movimento, a presente pesquisa de cunho teórico traz argumentos favoráveis a uma transformação curricular da Educação Física, tomando como base não somente no estudo do patrimônio cultural corporal dos grupos desprovidos de poder, como também, a desconstrução crítica dos conhecimentos oriundos da cultura corporal hegemônica.

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Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP

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Publicado

07.05.2012

Como Citar

NEIRA, Marcos Garcia. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o currículo da Educação Física. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 195–206, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.3112. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3112. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos