A disciplina de Sociologia no contexto da proposta curricular paulista

Autores

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho UNINOVE, São Paulo
  • José Humberto da Silva Uninove-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.3740

Palavras-chave:

Proposta curricular paulista, sociologia, estranhamento, desumanização, currículo.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que se encontra em fase de conclusão. Tendo como referência os documentos que apresentam o currículo oficial paulista seu objetivo é o de analisar qual a concepção de mundo do trabalho é apresentada aos estudantes do ensino médio e como esta concepção se manifesta na disciplina de sociologia. Tendo como elementos norteadores as categorias de estranhamento e desumanização, mostra como a proposta curricular mais do que propiciar condições para a formação crítica, dificulta essa formação à medida em que a análise que faz abstrai e naturaliza os processos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, UNINOVE, São Paulo

Dducação e trabalho; Sociologia da educação e Política Educacional.

José Humberto da Silva, Uninove-SP

Formado em História e Direito. Professor da Rede Pública Estadual de São Paulo. Mestrando em Educação no PPGE da Uninove-SP

Downloads

Publicado

12.12.2012

Como Citar

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de; DA SILVA, José Humberto. A disciplina de Sociologia no contexto da proposta curricular paulista. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 63–75, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.3740. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3740. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos