Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio

Autores

  • Flávia Cristina Silveira Lemos UFPA
  • Dolores Cristina Gomes Galindo UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3920

Palavras-chave:

Educação e Ensino Médio. Esportes e Lazer. Jovens e Cultura. Pobreza. UNESCO e Paz.

Resumo

O presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, UFPA

Psicóloga/UNESP, Mestre em Psicologia/UNESP, Doutora em História/UNESP. Profa. Dra. em Psicologia social/UFPA. Docente no programa de pós-graduação me educação e no programa de pós-graduação em psicologia, ambos na UFPA.

Dolores Cristina Gomes Galindo, UFMT

Psicóloga/UFPE. Mestre em psicologia social/PUC-SP, Doutora em Psicologia social/PUC-SP. Professora de Psicologia Social/UFMT. Professora no programa de pós-graduação em estudos de cultura contemporânea/UFMT.

Downloads

Publicado

03.04.2013

Como Citar

LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 129–140, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.3920. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3920. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos