Projeto Professor seu lugar é aqui: por uma nova cultura de formação continuada

Autores

  • Okçana Battini Universidade Norte do Paraná
  • Cyntia Simioni França Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5048

Palavras-chave:

formação de professores, trabalho docente

Resumo

Neste artigo compartilhamos resultados da primeira aproximação do projeto Professor Seu Lugar é Aqui, desenvolvido juntamente com uma escola pública na cidade de Londrina – Paraná. Na primeira etapa do projeto tivemos como um dos objetivos o mapeamento sobre a visão dos professores sobre seu processo de formação continuada e o impacto dessa formação em seu trabalho no espaço escolar. Buscamos também, elencar as principais dificuldades encontradas durante esse processo, na tentativa de estreitar o diálogo entre a universidade e a escola, através da formação continuada realizada no local de trabalho do professor. Partimos do pressuposto que o modelo de formação continuada de professores, em sua grande maioria, preconiza uma formação na vertente instrumental, descaracterizando os professores como sujeitos culturais. As falas dos professores entrevistados demonstram esses elementos, mas apontam perspectivas de transformações dessa formação, atrelando a necessidade do saber e da experiência como elemento central na formação de professores.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Okçana Battini, Universidade Norte do Paraná

Professora Doutora no Mestrado em Metodologias do Ensino, Linguagens e suas Tecnologias. Universidade Norte do Paraná- Unopar

Cyntia Simioni França, Universidade Norte do Paraná

Doutoranda em Educação- Unicamp. Professora na Universidade Norte do Paraná. 

Downloads

Publicado

12.12.2014

Como Citar

BATTINI, Okçana; FRANÇA, Cyntia Simioni. Projeto Professor seu lugar é aqui: por uma nova cultura de formação continuada. Dialogia, [S. l.], n. 21, p. 131–146, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N21.5048. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5048. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos