Casa Redonda: arte, sustentabilidade e educação

Autores

  • Gabriela de Moraes Damé
  • Paulo Renato Viegas Damé Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio Machado Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.7125

Palavras-chave:

Processo de criação colaborativa, Arte contemporânea, Desenvolvimento sustentável, Arte educação.

Resumo

Este artigo aborda o processo de criação em arte cujo referente é a construção de uma casa de terra, no contexto da realidade rural, utilizando-se de princípios colaborativos dentro da lógica da sustentabilidade radical. A modalidade de construção atende aos princípios das tradições e das novas tecnologias, na medida em que amplia e aprofunda táticas poéticas de ação no cotidiano, isso que nos permite potencializar a reflexão sobre as relações entre a arte contemporânea e o território rural. Território este, cujas transformações das últimas décadas alteraram significativamente as dinâmicas culturais, enfraquecendo os saberes tradicionais enquanto vetores de coesão social e identitária. O projeto intitulado Casa Redonda, funciona como um dispositivo, possibilitando a troca de saberes e simultaneidades afetivas através de encontros, entre indivíduos urbanos e rurais, proporcionando a ressignificação das práticas, territórios e subjetividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Moraes Damé

Mestre em Design e expressao gráfica pela UFSC, atua como pesquisadora e autônoma. 

Paulo Renato Viegas Damé, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes (CEART). Professor na graducação em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas

Fábio Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Pesquisador do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), Doutor em Ciências da Educação pela Université Paris 8 – Saint-Denis/França

Downloads

Publicado

07.03.2017

Como Citar

DAMÉ, Gabriela de Moraes; DAMÉ, Paulo Renato Viegas; PINTO, Fábio Machado. Casa Redonda: arte, sustentabilidade e educação. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 29–41, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.7125. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7125. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Metodologias Inovadoras na Educação Básica