Utilização de um Centro de Ciência como estratégia inovadora e colaborativa na formação de professores de Ciências

Autores

  • Marcos Fabio Oliveira Marques Universidade do Estado da Bahia
  • Tatyane da Silva Moraes Universidade do Estado da Bahia
  • Maria José Souza Pinho Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7211

Palavras-chave:

ensino de ciências, processo colaborativo, estratégias inovadoras

Resumo

O presente artigo apresenta o processo inovador e colaborativo de uma ação de ensino e pesquisa realizada com alunos do componente curricular Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado II, na Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, junto ao Centro de Ciência - Espaço Ciência Micológica. A estratégia metodológica adotada seguiu um processo colaborativo em etapas: a) apresentação e conhecimento do Centro de Ciência pelos licenciandos do componente curricular; b) treinamento e participação em ações, atividades e mediação no Espaço Ciência Micológica; c) planejamento e execução da ação pelos graduandos junto a Educação Básica; d) avaliação da ação como estratégia para formação de professores. São apresentados um conjunto de ações que contribuem para o desenvolvimento docente e podem proporcionar novas formas de ensinar ciências.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Fabio Oliveira Marques, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Botânica (UEFS). Pesquisador da área de micologia e divulgação científica. Coordenador do Espaço Ciência Micológica. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Tatyane da Silva Moraes, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Pesquisadora da área de ensino de ciências. Vice-coordenadora do Espaço Ciência Micológica. Técnica do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Maria José Souza Pinho, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação (UFBA). Pesquisadora da área de educação ambiental na formação de educadores e gênero e biologia no ensino de ciências. Professora da rede Estadual de Educação, professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Downloads

Publicado

07.06.2017

Como Citar

MARQUES, Marcos Fabio Oliveira; MORAES, Tatyane da Silva; PINHO, Maria José Souza. Utilização de um Centro de Ciência como estratégia inovadora e colaborativa na formação de professores de Ciências. Dialogia, [S. l.], n. 26, p. 147–162, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N26.7211. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7211. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos