A literatura fantástica na educação brasileira: preconceitos, desafios e esperanças

Autores

  • Adriano Messias de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7339

Palavras-chave:

literatura fantástica, psicanálise, semiótica, monstros, educação.

Resumo

A chamada literatura fantástica é presença marcante nas escolas brasileiras e uma atraente temática aos jovens leitores. Ainda que amparada por terminologias como “folclore” e “conto maravilhoso”, ela resiste ao antigo esforço de se tornar o ensino da literatura mais próximo ao gosto “realista”. O panorama cultural contemporâneo faz com que o livro impresso assuma um lugar de fetiche e de objeto cultuado, por um lado, ou de objeto substituído e em vias de esquecimento, por outro. Como se não bastassem os precários vínculos históricos dos brasileiros com os livros, somam-se aqui dificuldades de várias ordens e gradações para que uma obra literária chegue a seu provável leitor. Neste artigo, no qual escrevo como pesquisador, mas também como escritor de livros para crianças e jovens, apresento alguns pontos de reflexão sobre particularidades da relação da escola com a leitura e a escrita, em amplo espectro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Messias de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Pós-doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP)/ bolsista Fapesp, com estágio de pesquisa na Universitat Autònoma de Barcelona; doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP)/ bolsista Fapesp, com estágio de pesquisa na Université Paris 8, Université Paris 3 e Universidad de Buenos Aires. Graduado em Jornalismo e em Letras. Autor de mais de 60 livros de ficção e livros acadêmicos. Tradutor. Adaptador.

Downloads

Publicado

26.05.2017

Como Citar

DE OLIVEIRA, Adriano Messias. A literatura fantástica na educação brasileira: preconceitos, desafios e esperanças. Dialogia, [S. l.], n. 26, p. 21–36, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N26.7339. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7339. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Leitura e escrita na Educação Básica