Letramento literário e ensino de literatura no ensino médio

Autores

  • Maurício Pedro da Silva Universidade Nove de Julho, SP
  • Márcia Maurício Moreira Pereira Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7506

Palavras-chave:

Letramento. Alfabetização. Escolarização. Educação. Escrita. Letramento literário.

Resumo

Este artigo tem como objetivo expor algumas das principais teorias acerca do conceito de letramento na atualidade, discutindo em especial o conceito de letramento literário. Partindo da definição do termo letramento e de sua história, o artigo procura discutir seus possíveis usos práticos no processo de escolarização, entre outras coisas, na comparação com o conceito de alfabetização. Um de seus aspectos mais relevantes é a apresentação do letramento sob a perspectiva da multiplicidade de suportes discursivos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Pedro da Silva, Universidade Nove de Julho, SP

Poutor e Mestre em Letras Professor de Literatura Brasileira – Uninove.

Márcia Maurício Moreira Pereira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

13.06.2017

Como Citar

SILVA, Maurício Pedro da; MOREIRA PEREIRA, Márcia Maurício. Letramento literário e ensino de literatura no ensino médio. Dialogia, [S. l.], n. 26, p. 37–50, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N26.7506. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7506. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Leitura e escrita na Educação Básica