O itinerário das violências singulares da obra ‘Sapato de Salto’ de Lygia Bojunga

Autores

  • José Nicolau Gregorin Filho Universidade de São Paulo
  • Thiago Lauriti Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7608

Palavras-chave:

Paradigma indiciário, Imagens figurativizadas da violência, Literatura Infantil/Juvenil.

Resumo

Pretende-se, neste artigo, o mapeamento dos indícios da violência, utilizando como um caminho analítico possível o paradigma do indiciário proposto por Ginzburg (1989) que possibilita buscar no interior de um sistema de signos culturalmente condicionados, aqueles que apresentam a involuntariedade dos indícios com o objetivo de se chegar ao desvelamento de como as imagens figurativizadas da violência materializam-se pelos detalhes na construção das identidades de seus protagonistas, registrando pelas lentes da literatura infantil/juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nicolau Gregorin Filho, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1987), Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Na Universidade de São Paulo, é Docente da Área de Literatura Infantil e Juvenil do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; é Assessor Técnico de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária . Atua como docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Foi docente e orientador do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) em Rede Nacional e Vice-Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. Sua pesquisa encontra-se na Grande Área de Linguística, Letras e Artes e concentra-se no ensino e na pesquisa de Leitura, Literatura Infantil e Juvenil, Estudos Comparados de Literatura, Cultura e Sociedade. É membro permanente do Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL.

Thiago Lauriti, Universidade Nove de Julho

D

Downloads

Publicado

19.10.2017

Como Citar

GREGORIN FILHO, José Nicolau; LAURITI, Thiago. O itinerário das violências singulares da obra ‘Sapato de Salto’ de Lygia Bojunga. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 95–114, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7608. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7608. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos