A escolha profissional na perspectiva do estudante do ensino técnico de nível médio

Autores

  • Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul / Universidade Paulista
  • Mateus Reis Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Arcy Pires Piagetti Junior Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8005

Palavras-chave:

Adolescência. Ensino Técnico de Nível Médio. Escolha Profissional.

Resumo

o objetivo desta pesquisa foi identificar as motivações das escolhas profissionais de um grupo de adolescentes, bem como as intervenções do meio familiar nesse processo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada com adolescentes concluintes do Ensino Técnico de Nível Médio cujos resultados mostram que dentre os motivos que levaram as adolescentes a realizar a escolha profissional destaca-se a realização pessoal, mas o retorno financeiro esteve bastante presente, principalmente, na perspectiva das orientações parentais. A despeito da variedade de novas carreiras no mercado, esse aspecto não sobrepôs às carreiras mais tradicionais na hora da decisão das adolescentes, contudo, a influência familiar foi decisiva nesse processo. Ademais, a formação técnica de nível médio, segundo as participantes, não garante um bom emprego, é necessário ter um curso superior que facilitará a inserção delas no mercado de trabalho. Esse resultado permite fazer duas considerações: a) a preferência pela profissão em nível superior sobrepõe à de nível médio; b) a escolha da carreira continua tendo influência do núcleo familiar mesmo quando os adolescentes afirmam o contrário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul / Universidade Paulista

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.  Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista. São Paulo – SP – Brasil

Mateus Reis Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Bolsistas Cnpq Programa de Iniciação Científica Ensino Médio.

Arcy Pires Piagetti Junior, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor do Centro Paula Souza, mestrando em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

MIRANDA, Nonato Assis de; SANTOS, Mateus Reis; PIAGETTI JUNIOR, Arcy Pires. A escolha profissional na perspectiva do estudante do ensino técnico de nível médio. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 133–146, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.8005. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8005. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos