Decifra-me ou devoro-te. uma reflexão sobre a percepção e instrumentalização das noções de texto e contexto no ensino de história e literatura.

Autores

  • Geraldo José Alves UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.821

Palavras-chave:

ensino de História Social, hermenêutica, texto e contexto, escrita histórica.

Resumo

Este artigo discute alguns aspectos envolvidos na percepção e na instrumentalização dos conceitos de texto e contexto elaborados em cursos de ensino superior na área de ciências humanas e sociais. Verificando que estas percepções constituem formas estereotipadas, o texto procura revelar as manifestações práticas produzidas a partir das formulações específicas constituídas. Problematizando o tema, o artigo procura delinear os aspectos epistemológicos envolvidos na constituição do campo texto-leitor como produto das tensas relações sociais de produção de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo José Alves, UNINOVE, São Paulo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e professor do Departamento de Educação da Uninove.

Downloads

Publicado

27.03.2008

Como Citar

ALVES, Geraldo José. Decifra-me ou devoro-te. uma reflexão sobre a percepção e instrumentalização das noções de texto e contexto no ensino de história e literatura. Dialogia, [S. l.], v. 1, p. 55–64, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v1i0.821. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/821. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos