O potencial transformador da arte: um diálogo entre Vigotski e Antonio Candido

Autores

  • Denise Stefanoni Combinato Instituto Tecnológico de Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8328

Palavras-chave:

Arte. Literatura. Audiovisual. Educação. Humanização.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre o potencial transformador que a arte, especificamente a literatura e o audiovisual, tem na Educação. Essa reflexão é resultado de um trabalho de pesquisa realizado em uma Escola Estadual de Ensino Médio Integral do Estado de São Paulo, que tem como objetivo investigar se há e quais são os impactos da articulação entre a arte literária e o audiovisual no processo ensino-aprendizagem. Tal reflexão fundamenta-se na Psicologia histórico-cultural e na leitura de duas obras principais: “Psicologia da Arte”, de Lev Vigotski (1999) e “O direito à literatura”, de Antonio Candido (1988). Entende-se que esse potencial de transformação da arte relaciona-se com o processo de humanização, que envolve a apropriação e a confirmação das características tipicamente humanas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Stefanoni Combinato, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Universidade Estadual Paulista. Psicóloga e professora do Departamento de Humanidades do
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP – Brasil

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

COMBINATO, Denise Stefanoni. O potencial transformador da arte: um diálogo entre Vigotski e Antonio Candido. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 101–110, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.8328. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8328. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos