Currículo escolar: um caso de dominação e reprodução social? Um breve esboço

Autores

  • Célia Regina Teixeira Shimazu UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v4i0.878

Palavras-chave:

Capitalismo. Currículo escolar. Dominação social.

Resumo

Este estudo pretende contribuir para o debate sobre a questão curricular, a partir da compreensão de que o currículo escolar constitui um dos instrumentos de transmissão dos valores da cultura dominante. Ao incursionar pela trajetória curricular, elementos pertencentes à dimensão crítica são apontados por indicarem, como perspectiva, que o currículo escolar deveria cumprir o papel de romper antigos paradigmas que concorrem para o condicionamento e a opressão das pessoas desfavorecidas, um dos combustíveis que alimentam o mecanismo de exploração característico do sistema vigente. Aponta também breves anúncios da experiência emancipatória de currículo escolar da Escola da Ponte (Portugal) como parâmetro para futuros estudos e possíveis intervenções de cunho democrático e cidadão. Para tanto, o artigo apresenta ainda referências teóricas e outros enfoques sobre o currículo constitutivos do saber escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Teixeira Shimazu, UNINOVE, São Paulo

Mestre em Educação pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da PUC/SP (Educação e Currículo) e Professora do Curso de Pedagogia na UNINOVE

Downloads

Publicado

01.04.2008

Como Citar

SHIMAZU, Célia Regina Teixeira. Currículo escolar: um caso de dominação e reprodução social? Um breve esboço. Dialogia, [S. l.], v. 4, p. 115–125, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v4i0.878. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/878. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos