Por um currículo plural na perspectiva do multiculturalismo

Autores

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra Universidade Federal da Paraíba
  • Iracema Campos Cusati Universidade de Pernambuco
  • Kleber Ferreira Costa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8798

Palavras-chave:

Multiculturalismo. Currículo plural. Escola multicultural.

Resumo

O multiculturalismo, como corpo teórico e campo político, tem sido discutido intensamente nos debates atuais. Entretanto, esse termo, polissêmico na contemporaneidade, não pode ser considerado modismo e como tal é foco da problematização nesse artigo, por gerar preocupações pelas consequências à formação de professores e à educação de futuras gerações. Inserida num contexto sociocultural, a escola produz e/ou reproduz a exclusão de vários grupos sociais, gerando insucesso e evasão. Para tal, apoiados nas reflexões apresentadas pelos teóricos, discutimos questões do cenário das políticas educacionais em função da diversidade étnico-racial, da interculturalidade e do multiculturalismo na busca de compreensão de como esse cenário pode contribuir para uma prática docente compromissada com as demandas sociais. Em tempos de choques culturais, a educação e a formação de professores não cabem se furtar quanto ao multiculturalismo, pois é premente incrementar pesquisas comprometidas com a concretização de ideais multiculturais na formação de professores e no currículo.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Paraíba – PB – Brasil

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco

Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco. Recife – PE - Brasil

Kleber Ferreira Costa, Universidade de Pernambuco

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor assistente da Universidade de Pernambuco. Recife – PE – Brasil

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

GONÇALVES VIEIRA GUERRA, Maria das Graças; CUSATI, Iracema Campos; COSTA, Kleber Ferreira. Por um currículo plural na perspectiva do multiculturalismo. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 157–168, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.8798. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8798. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos