Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 36 (2020): set./dez. Formação de professores nas ilhas portuguesas Madeira e Açores: estratégias para o ensino remoto em tempos da COVID-19 Resumo  PDF
Fernanda Araujo Coutinho Campos, Rute Pereira
 
Dialogia n. 25 O ensino de ciências naturais para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental Resumo  PDF
Raquel Sanzovo Pires de Campos, Luciana Maria Lunardi Campos
 
n. 36 (2020): set./dez. Proposta de sequência didática a partir do filme Os vingadores: guerra infinita Resumo  PDF
Telma Temoteo dos Santos
 
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo Educação do século XXI: a resiliência dos professores e as re(i)novações no ensino primário em Portugal Resumo  PDF (Português (Portugal))
Ana Nobre, Ema Cruz
 
n. 34 (2020): jan./abr. Violência escolar o desafio da atualidade: implicações na prática profissional do professor Resumo  PDF
Eliane Gonçalves dos Santos, Daiane Beatriz Meinhart
 
n. 38 (2021): Fluxo contínuo As políticas de expansão do ensino superior no Brasil e a formação em cinema e audiovisual Resumo  PDF
Ricardo Normanha
 
n. 36 (2020): set./dez. Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório Resumo  PDF
Filipa Seabra, Luísa Aires, António Teixeira
 
n. 36 (2020): set./dez. Entre o ideal e o possível: caminhos de formação docente por meio das rodas de conversa on-line Resumo  PDF
Alexandre José de Carvalho Silva, Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz, Warlley Ferreira Sahb
 
Dialogia n. 22 Sequências didáticas no ensino de Matemática: uma investigação com professores de séries finais em relação ao tema Teorema de Pitágoras Resumo  PDF
Wanderley Pivatto Brum
 
n. 38 (2021): Fluxo contínuo O auxílio das ferramentas educomunicativas no ensino de libras para ouvintes Resumo  PDF
Renata Quinhones Pereira, Michele Quinhones Pereira, Taís Steffenello Ghisleni
 
Dialogia n. 31 O Ensino de Estratégias de Leitura Mediado por Recursos Educacionais Digitais Resumo  PDF
Aline Diesel, Silvana Neumann Martins, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
 
Dialogia n. 31 Aspectos dialógicos na construção do “outro” durante uma atividade em pares em uma aula de língua estrangeira-inglês Resumo  PDF
Victor Hugo Oliveira Magalhães, Carla Janaína Figueredo
 
n. 36 (2020): set./dez. Entre as conexões e as desconexões: experiências acadêmicas em tempos de distanciamento social físico Resumo  PDF
Regiane Caldeira, Stephanni G. Silva Sudré, Gabriel José Pereira
 
Dialogia n. 30 A escolha profissional na perspectiva do estudante do ensino técnico de nível médio Resumo  PDF
Nonato Assis de Miranda, Mateus Reis Santos, Arcy Pires Piagetti Junior
 
n. 36 (2020): set./dez. Educar em tempos de incertezas: a implementação do ensino remoto na rede municipal de Floriano-Piauí Resumo  PDF
Andréia Martins, Agata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Anne Caroline Soares Dourado
 
Dialogia n. 23 Ensino Médio aos olhos da surdez: uma análise de narrativas Resumo  PDF  PDF
Felipe Flores Kupske, Jaqueline Reni Loss
 
Dialogia n. 23 Educação profissional técnica de nível médio, currículo e tecnologias: o que dizem as diretrizes curriculares nacionais? Resumo  PDF  PDF
Maria da Graça Moreira da Silva, Maria Lucia Soares do Amaral, Fernando José de Almeida
 
Dialogia n. 32 Violências entre pares no contexto escolar: razões e enfrentamentos Resumo  pdf
Éder Soares Sá Britto, Jason Ferreira Mafra
 
Dialogia n. 21 Mestrados profissionais em física e astronomia no Brasil: contexto e dilemas Resumo  PDF
Silvania Sousa do Nascimento, Mara Regina Batista, Larissa Alves Cardoso
 
n. 42 (2022): Fluxo contínuo O ensino de 2º grau no contexto da ditadura civil-militar no Brasil: a dualidade educacional na lei nº 5.692/1971 Resumo  PDF
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Stenio de Brito Fernandes, Marlúcia Menezes de Paiva
 
n. 39 (2021): Fluxo contínuo Estado da questão: formação, identidade docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contexto com as relações étnico-raciais Resumo  PDF
Francisco Joel Nascimento de Moura, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
 
n. 36 (2020): set./dez. Inglês como Língua Franca (ILF) e o ensino-aprendizagem de língua inglesa em tempos de ensino remoto: um relato de caso aplicado ao ensino fundamental I Resumo  PDF
Jane Helen Gomes de Lima, Gislane Sávio, Graziela Pavei Peruch Rosso
 
n. 40 (2022): Fluxo contínuo A robótica e o pensamento computacional na educação: Uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em projetos Resumo  PDF
Luis Antonio Ccopa Ybarra, Marisa Soares
 
n. 41 (2022): Fluxo contínuo Análise do desempenho acadêmico entre alunos cotistas e não cotistas do IFMG - campus Congonhas e Formiga Resumo  PDF
Leonardo de Souza Cimino, Everthon Valadão dos Santos, Lílian Amaral de Carvalho
 
Dialogia n. 33 Guia do educador para o filme O Lorax– em busca da Trúfula Perdida Resumo  pdf
Lorena Ferrari Uceli, Kênia de Araújo, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
 
n. 42 (2022): Fluxo contínuo A educação integral na perspectiva da Pedagogia Histórico- Crítica: em defesa da educação escolar e do trabalho docente Resumo  PDF
Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Nelson Luiz Gimenes Galvão
 
Dialogia n. 26 Utilização de um Centro de Ciência como estratégia inovadora e colaborativa na formação de professores de Ciências Resumo  PDF
Marcos Fabio Oliveira Marques, Tatyane da Silva Moraes, Maria José Souza Pinho
 
Dialogia n. 19 A infância perdida: o corpo vivido pede passagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental Resumo  PDF
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino, Cintia Lucia de Lima, Maria Elisa Caputo Ferreira
 
Dialogia n. 30 Ensino de história, planejamento e autoria: experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios Resumo  PDF
Carla Beatriz Meinerz, Fernanda Amorin Golembiewski, Raisa da Silva Oyarzabal
 
Dialogia n. 32 Dentro da vida, fora do texto: leitura, família e literatura Resumo  pdf
Anderson Silva, Marcelo Medeiros
 
n. 41 (2022): Fluxo contínuo Jovens mulheres estudantes e a escola pública de Ensino Médio no contexto da pandemia Resumo  PDF
Paula Montenegro Euzébio, Dirce Djanira Pacheco e Zan
 
Dialogia n. 26 Memórias da avaliação da aprendizagem: o caderno de memórias como instrumento de reflexão e autoavaliação Resumo  PDF
Célia Regina Teixeira, Danieli Almeida de Araújo Rodrigues Bulhões, Merian Aparecida Poluceno da Silva
 
Dialogia n. 23 Ensino médio e educação profissional em agroecologia no movimento social popular do campo no Paraná Resumo  PDF  PDF  PDF
Rosana Vasconcelos Vito, Aparecida do Carmo Lima
 
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo Apontamentos sobre o uso das TICs nas aulas remotas: um estudo com professores da Educação Básica Resumo  PDF
Robson Lima Arruda, Robéria Nádia Araújo Nascimento
 
Dialogia n. 33 Como se formam os professores coordenadores na rede estadual de ensino de São Paulo? Resumo  pdf
Rebeca Franciele Vera, Maria José da Silva Fernandes
 
n. 41 (2022): Fluxo contínuo FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental Resumo  PDF
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro
 
Dialogia vol. 9, n. 2 O projeto educacional da era Vargas e suas articulações com a nova política brasileira – 1930-1945 Resumo  PDF
Ricardo Alexandre Cruz
 
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo Indústria 4.0 no ensino médio integrado à educação profissional: um debate possível? Resumo  PDF
Nilo César Oliveira Guimarães, Ana Sara Castaman
 
n. 36 (2020): set./dez. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações Resumo  PDF
Jacks Richard de Paulo, Stela Maris Mendes Siqueira Araújo, Priscila Daniele de Oliveira
 
n. 35 (2020): maio/ago. Estudo exploratório para implementação de um espaço maker Resumo  PDF
Estela Aparecida Oliveira Vieira, Ronei Ximenes Martins
 
Dialogia n. 29 As dimensões do planejamento educacional: o que os educadores precisam saber, de Pablo Silva Machado Bispo dos Santos.  PDF
Gabriela Barbosa
 
Dialogia n. 13 A classe operária vai ao campus: esboço de história social, trabalhalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea  PDF
Cassio Diniz Hiro
 
n. 38 (2021): Fluxo contínuo Ensino do médico residente em cirurgia geral: proposta de ferramenta didático-pedagógica Resumo  PDF
Igor Pereira de Carvalho, Adilson Pereira, Ivanete da Rosa Silva de Oliveira
 
Dialogia n. 24 Ensino médio politécnico: a experiência do Rio Grande do Sul Resumo  PDF
Jose Clovis de Azevedo
 
Dialogia n. 13 Atitude transdisciplinar no ensino de psicologia Resumo  PDF
Solange Martins Oliveira Magalhães
 
Dialogia n. 24 A Educação Física e o Ensino Médio: pela possibilidade da mediação entre o “fazer com” e o “falar de” Resumo  PDF
José Tarcísio Grunennvaldt, Evandro Silva Alves, Givanildo Fávero
 
Dialogia n. 13 Retrato atual do ensino de filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Paraná Resumo  PDF
Wilson José Vieira
 
Dialogia n. 27 O uso das tecnologias como práticas pedagógicas no ensino superior Resumo  PDF
Honorina Maria Simões Carneiro
 
Dialogia n. 16 Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio Resumo  PDF
Flávia Cristina Silveira Lemos, Dolores Cristina Gomes Galindo
 
n. 39 (2021): Fluxo contínuo Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota Resumo  PDF
Gilda Fernandes Silva Rocha, Márcia de Freitas Vieira
 
Dialogia n. 24 Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica Resumo  PDF
Gislaine Medeiros Baciano
 
Dialogia n. 15 Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da filosofia: limites e possibilidades Resumo  PDF
Manoela Paiva Menezes, Patrick Viana
 
n. 36 (2020): set./dez. Vida e circunstâncias, estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática e isolamento social: constituindo alternativas Resumo  PDF
Wanderleya Nara Gonçalves Costa
 
Dialogia n. 16 Avaliação das Aprendizagens no Nível Superior: Avaliar Para Quê? Resumo  PDF
Eniel Espírito Santo, Luiz Carlos Sacramento da Luz Luz
 
Dialogia n. 14 A importância da Filosofia no ensino de ciências Resumo  PDF
Fernando Barcellos Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck
 
Dialogia vol. 7, n. 1 Aquarela, Portuguese for foreigners  PDF
Murilo Jardelino da Costa
 
Dialogia n. 13 O ensino de filosofia no Brasil - aspectos históricos, postulados críticos e propositivos  PDF
Antonio Joaquim Severino, Carlos Bauer, Marcos Antonio Lorieri, Maurício Pedro da Silva
 
Dialogia n. 24 Ensino Médio Integrado e formação docente: impasses e proposições Resumo  PDF
Francisco das Chagas Silva Souza, Ulisséia Ávila Pereira, Iaponira da Silva Rodrigues
 
Dialogia vol. 7, n. 2 Discutindo o ensino de geometria: uma proposta para o ensino dos poliedros regulares Resumo  PDF
Maira Mendias Lauro
 
n. 39 (2021): Fluxo contínuo A comunidade Mumbuca e as plantas medicinais: tecendo aproximações entre saberes tradicionais e ensino de química Resumo  PDF
Junio Gonçalves de Almeida, Welington Francisco
 
Dialogia n. 21 Uso de espaços não formais, laboratórios e participações em feiras de Matemática: percepção de professores durante suas práticas docentes Resumo  PDF
Wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva
 
n. 36 (2020): set./dez. Ensino de língua portuguesa com a mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia Resumo  PDF
Raquel Mignoni de Oliveira, Ygor Corrêa
 
Dialogia n. 23 Crítica ao debate em torno das finalidades do ensino médio Resumo  PDF  PDF
Carlos Antonio Giovinazzo Junior
 
Dialogia n. 30 Entre margens: Guimarães Rosa na sala de aula Resumo  PDF
Júlio de Souza Vale Neto, Lara Silva Perussi Bertão, Nayra Mikie Dias Kikuchi
 
Dialogia n. 25 Compliance como boa prática de gestão no ensino superior privado, de Daniel Cavalcante Silva e José Roberto Covac  PDF
Patrícia Ribeiro Costa, Acir Mario Karwoski
 
n. 38 (2021): Fluxo contínuo Racismo estrutural e seus efeitos necropolíticos no ensino superior: a aplicação da justiça restaurativa como instrumento de efetividade da educação igualitária e da justiça sociorracial Resumo  PDF
Ana Paula da Silva Sotero, Luciano de Oliveira Souza Tourinho
 
n. 36 (2020): set./dez. Novas autorias em redes Resumo  PDF
Fernando José de Almeida, Maria da Graça Moreira Silva, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
 
n. 35 (2020): maio/ago. Discurso do Sujeito Coletivo: a visão dos docentes do curso de ciências biológicas licenciatura de uma Universidade Federal frente à inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior Resumo  PDF
João Paulo Xavier de Freitas, Ana Carolina Sales Oliveira
 
Dialogia n. 14 O REUNI e as dimensões da expansão na graduação da UFTM Resumo  PDF
Elisabete Perez Caramori Ambrosio, Luciana Teixeira Fantini, Acir Mario Karwoski
 
n. 40 (2022): Fluxo contínuo Ensino médio integral e protagonismo juvenil: práticas e vivências na escola do novo saber no Amapá Resumo  PDF
Nelcy da Costa Pereira, Ilma Andrade Barleta
 
n. 36 (2020): set./dez. Sequência de ensino e aprendizagem sobre radioatividade pautada na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) Resumo  PDF
Maria Daiane da Silva Monteiro, Suely Alves da Silva
 
n. 38 (2021): Fluxo contínuo A realização de atividades acadêmicas no ensino superior em tempos de pandemia: até que ponto é possível? Resumo  PDF
Givanildo da Silva, José Diogenes dos Santos Filho, Matheus Vieira da Silva
 
n. 35 (2020): maio/ago. Uma análise discursiva do livro didático de Biologia na Educação para jovens e adultos Resumo  PDF
Josete Rocha dos Santos, Andréa Costa da Silva
 
Dialogia n. 18 Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica, de César Sátiro dos Santos  PDF
Flávia Ferreira Avelar, Maria Aparecida Silva
 
Dialogia n. 23 Ensino Médio no Brasil e o pensamento de Gramsci de Paolo Nosella  PDF  PDF
Melissa Salaro Bresci
 
Dialogia n. 15 A andarilhagem da Filosofia endereçada ao universo institucional Resumo  PDF
Leoni Maria Padilha Henning
 
n. 34 (2020): jan./abr. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia Resumo  PDF
José António Marques Moreira, Susana Henriques, Daniela Barros
 
Dialogia n. 23 Inspiração deleuziana para pensar a educação em ciências Resumo  PDF  PDF
Maria Neide Ramos, Maria dos Remédios de Brito
 
n. 36 (2020): set./dez. Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digital Resumo  PDF
Ana Nobre, Ana Mouraz
 
Dialogia n. 21 Mestrado Profissional em Ensino: uma inovação promissora? Resumo  PDF
Ronan Daré Tocafundo, Silvania Sousa do Nascimento, Antonio Moreno Verdejo
 
n. 36 (2020): set./dez. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19 Resumo  PDF
Marcos Godoi, Larissa Beraldo Kawashima, Luciane de Almeida Gomes
 
Dialogia n. 22 Materiais didáticos manipuláveis e a resolução de problemas no ensino de conceitos geométricos no quarto ano do Ensino Fundamental Resumo  PDF
Michelle Francisco de Azevedo, Renata Cristina Geromel Meneghetti
 
Dialogia vol. 9, n. 2 Reflexões sobre a metodologia do ensino de geografia no século XXI Resumo  PDF
Ivan Claudio Guedes
 
Dialogia n. 26 Do sabor da escrita à aventura da leitura, o ensino com Roland Barthes Resumo  PDF
Rodrigo Fontanari
 
n. 39 (2021): Fluxo contínuo Dos aprendizados agrícolas às escolas agrotécnicas: a gênese da escola agrotécnica federal Dom Avelar Brandão Vilela em Petrolina-PE, no contexto histórico do ensino técnico federal no Brasil Resumo  PDF
Inês Silva Guimarães, José Roberto Gomes Rodrigues
 
Dialogia n. 32 Encontro entre linguagens? análise da apropriação pedagógica de filmes no Projeto “O Cinema Vai à Escola”, segundo o olhar do professor de Língua Portuguesa Resumo  pdf
Humberto Perinelli Perinelli Neto, Vanessa Freitas Sousa
 
Dialogia n. 21 Pesquisa no Mestrado Profissional em ensino de Ciências: estudo de caso numa organização curricular por ciclos de formação Resumo  PDF
Silvana Neumann Martins, Andreia Scherer da Silva, Tatiane Reginatto, Aline Diesel
 
Dialogia vol. 7, n. 1 Manifestações de necessidade de formação continuada por professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental Resumo  PDF
Camila José Galindo, Edson do Carmo Inforsato
 
n. 42 (2022): Fluxo contínuo Processos educativos escolares: implicação na construção do foreground de jovens do ensino fundamental Resumo  PDF
Mônica Tessaro, Luci dos Santos Bernardi
 
n. 39 (2021): Fluxo contínuo Trajetórias escolares em contexto social desfavorável e as reformas educacionais recentes no Brasil Resumo  PDF
Vanessa Gomes de Castro, Fernando Tavares Júnior
 
n. 36 (2020): set./dez. Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário Resumo  PDF
Tárcila Lorrane Fernandes de Souza Soares, Ícaro Silva de Santana, Maria Luiza Caires Comper
 
Dialogia n. 13 Educação e emancipação: o ensino de filosofia no nível médio à luz do pensamento de Adorno Resumo  PDF
José Carlos Freire, Lonildo Reis Machado
 
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo Ensino e aprendizagem da escrita acadêmica na universidade: o que narram professores e estudantes? Resumo  PDF
Fabrício Oliveira da Silva, Andrea Santana de Oliveira
 
n. 36 (2020): set./dez. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS Resumo  PDF
Lisandra da Trindade Alfaro, Caroline Tavares de Souza Clesar, Lucia Maria Martins Giraffa
 
Dialogia n. 15 O trabalho com o texto literário nas aulas de língua espanhola: possíveis contribuições bakhtinianas Resumo  PDF
Regiane Santos Cabral de Paiva
 
Dialogia n. 13 Os textos no ensino de filosofia Resumo  PDF
Paula Ramos de Oliveira
 
n. 36 (2020): set./dez. A sala de aula no contexto de (Pós) pandemia: ressignificando conteúdos de Ciências a partir de textos escreviventes Resumo  PDF
Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Iago Vilaça de Carvalho, Fernanda Antunes Gomes da Costa
 
Dialogia n. 14 O ensino de Filosofia na Educação Básica: em busca de um currículo crítico e emancipatório Resumo  PDF
Márcia Regina Quevedo Kay
 
n. 38 (2021): Fluxo contínuo O mestrado nacional profissional em ensino de física no Brasil: caracterizando a proposta Resumo  PDF
Elisangela Rovaris Nesi, Michel Corci Batista, Natália Neves Macedo Deimling
 
Dialogia n. 19 A formação e a prática de ensino dos professores de filosofia da educação a partir de Deleuze e Guattari: a formação de conceitos e a desterritorialização Resumo  PDF
Fernanda Antônia Barbosa da Mota
 
1 a 100 de 127 itens 1 2 > >> 

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"