|
Edição |
Título |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
A educação sexual e o papel do educador: reflexões a partir de um contexto social em transformação |
Resumo
PDF
|
Aline Patrícia Souza, Débora Raquel da Costa Milani, Paulo Rennes Marçal Ribeiro |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional |
Resumo
PDF
|
Marina Savordelli Versolato, Ana Paula Moreira Alves, Emerson Izidoro |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
Paulo Freire e a educação na infância em sete categorias que se complementam |
Resumo
PDF
|
Jason Ferreira Mafra, José Walter Silva e Silva, Gustavo Mota |
|
n. 38 (2021): Fluxo contínuo |
Formação docente e interdisciplinaridade em tempos de pandemia Covid-19 |
Resumo
PDF
|
Solange Martins Oliveira Magalhães, Simei Araújo Silva, Leandro Silva de Paula |
|
Dialogia n. 32 |
As tecnologias na educação: o papel da equipe gestora nas práticas pedagógicas |
Resumo
pdf
|
Givanildo da Silva, Maria Aparecida Pereira Viana |
|
Dialogia n. 31 |
Educação em direitos humanos e multiculturalismo: políticas de gênero na educação superior |
Resumo
PDF
|
Jemina de Araújo Moraes Andrade, Miquelly Pastana Tito Sanches, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões |
|
n. 38 (2021): Fluxo contínuo |
Da educação eurocêntrica à educação antirracista: uma introdução |
Resumo
PDF
|
Maurício Silva |
|
Dialogia n. 31 |
Relação entre educação física escolar e literatura na educação infantil |
Resumo
PDF
|
Ana Paula Moreira de Sousa, Renata Machado de Assis |
|
Dialogia n. 30 |
Rompendo os muros escolares |
Resumo
PDF
|
Adriana Salete Loss |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
O direito humano à educação e o homeschooling no Brasil: análise constitucional da compatibilidade com o mínimo existencial à educação |
Resumo
PDF
|
Maristela Denise Marques de Souza, Miriam Olivia Knopik Ferraz, Ariê Scherreier Ferneda |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
A educação das relações étnico-raciais no contexto da educação física: reflexões sobre a disciplinarização, o silenciamento e suas possibilidades |
Resumo
PDF
|
Keylla Amélia Dares Silveira, Wilson Alviano Júnior |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
Comunidade indígena nasa: gênese histórica da construção de uma pedagogia própria |
Resumo
PDF
|
Fabian Mendoza, Rosângela Pereira de Oliveira |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
Educação como mecanismo de superação das relações de opressão atravessadas pela fragilidade do Ego |
Resumo
PDF
|
Alexandre Patricio de Almeida, Mateus Vitor dos Santos |
|
Dialogia n. 31 |
Diversidade e Multiculturalismo: formação docente necessária à Educação de Jovens e Adultos |
Resumo
PDF
|
Sonia Maria Haracemiv, Ana Maria Soek, Emanuelle Milek |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
Estudo exploratório para implementação de um espaço maker |
Resumo
PDF
|
Estela Aparecida Oliveira Vieira, Ronei Ximenes Martins |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
O estudante imigrante e o papel do professor de matemática como agente sociocultural e político |
Resumo
PDF
|
Lygianne Batista Vieira, Geraldo Eustáquio Moreira |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
Apontamentos sobre o uso das TICs nas aulas remotas: um estudo com professores da Educação Básica |
Resumo
PDF
|
Robson Lima Arruda, Robéria Nádia Araújo Nascimento |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a “tão sonhada” inclusão |
Resumo
PDF
|
Thyara Fiorillo Resende, Lívia Fabiana Saço, Eliana Lucia Ferreira |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
As Exigências do Programa Escola 10 na perspectiva dos seus agentes implementadores |
Resumo
PDF
|
Wellyngton Chaves Monteiro da Silva, Maria das Graças Correia Gomes, Nalú Farenzena |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
O currículo prescrito no cotidiano escolar: interpretações de Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil |
Resumo
PDF
|
Thais Monteiro Ciardella, Marisa Vasconcelos Ferreira |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
A educação de jovens e adultos no Brasil: entre trajetórias descontínuas e a expectativa do direito |
Resumo
PDF
|
Jupter Martins de Abreu Júnior, Helen Wanderley do Prado |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
O papel do coordenador pedagógico numa experiência de formação colaborativa de professores |
Resumo
PDF
|
Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Michele Pmentel Olim |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
Percepções da docência no curso de bacharelado em engenharia civil de uma universidade federal brasileira |
Resumo
PDF
|
Juliana Fernandes Rocha, Acir Mario Karwoski, Luciana Beatriz de Oliveira Bar Carvalho |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
Práticas pedagógicas em terreiros de quimbanda: escritas sobre educação de crianças e infâncias |
Resumo
PDF
|
Rodrigo Lemos Soares, Denise Marcos Bussoletti |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
Manoel Balthazar Pereira Diegues Júnior: contributos à modernização da educação alagoana |
Resumo
PDF
|
Edna Telma Fonseca Vilar |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
Educação e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais desde o litoral norte do Rio Grande do Sul |
Resumo
PDF
|
Thaís Janaina Wenczenovicz, Anderson Alves Costa |
|
Dialogia n. 28 |
Portfólios reflexivos e o ensino de ciências: estratégia inovadora de ensino |
Resumo
PDF
|
Alessandra Mocellim Gerevini, Diógenes Gewehr, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen |
|
Dialogia n. 21 |
Tempo-Memória: Perspectiva em Educação de Ana Maria Haddad Baptista, Rosemary Roggero e Jason Mafra (Org.) |
PDF
|
Cristiane Pinholi Gregorin |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
A escola como espaço de implementação de políticas: contextos e aprendizagens de um programa de apoio à qualidade da educação |
Resumo
PDF
|
Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal, Willana Nogueira Medeiros Galvão |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
Interdisciplinaridade e formação continuada de docentes: Carolina Maria de Jesus em sala de aula |
Resumo
PDF
|
Juliana Figueira da Hora, Débora Silva Maria, Vinícius Ferreira Lima |
|
Dialogia n. 31 |
Discutindo a erotização na infância: implicações da sociedade de consumo na construção da rotina infantil nas instituições escolares |
Resumo
PDF
|
Adreana Dulcina Platt, Marta Regina Furlan de Oliveira |
|
Dialogia n. 28 |
Língua inglesa como terceira língua: considerações sobre o ensino de línguas estrangeiras para estudantes surdos na educação básica brasileira |
Resumo
PDF
|
Felipe Flores Kupske |
|
n. 40 (2022): Fluxo contínuo |
Pandemia e merenda escolar: silenciamentos, dissimulações e efeitos de sentido nas normas de distribuição dos kits de alimentação nas escolas públicas |
Resumo
PDF
|
Gabriela Alves de Arruda, Dennys Dikson |
|
Dialogia n. 31 |
Estudos culturais e multiculturalismo: possibilidades para o currículo |
Resumo
PDF
|
Franz Lopes, Mário Luiz Ferrari Nunes |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
Freire e a educação comunitária/popular: caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva |
Resumo
PDF (Português (Portugal))
|
Gorete Pereira |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Educação em direitos humanos em tempos de crise |
Resumo
PDF
|
Linda Carter Souza da Silva, Luiz Gomes da Silva Filho |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Reinventando a Educação Infantil em tempos de Covid-19: as medidas pedagógicas implementadas no município de Guarulhos/SP |
Resumo
PDF
|
Luciana Longuini da Silva, Kellen Jacobsen Follador |
|
n. 41 (2022): Fluxo contínuo |
A invisibilidade do catador de resíduos recicláveis e a indiferença no olhar do educador |
Resumo
PDF
|
Sueli Gomes Moreira, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Ana Priscila Ramos Miranda |
|
Dialogia vol. 7, n. 2 |
Uma história comparada da história da educação entre Brasil e Portugal |
PDF
|
Diogo da Silva Roiz |
|
Dialogia n. 17 |
A Situação da Educação Infantil no Brasil: desafios e perspectivas |
Resumo
PDF
|
Jodete Bayer Gomes Fullgraf |
|
Dialogia n. 31 |
Aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil: as relações entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular |
Resumo
PDF
|
Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Cristiano Rogério Alcântara, Maria Carmen Silveira Barbosa |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
Aprendizagem e inclusão em espaço de educação não formal: relato de experiência |
Resumo
PDF
|
Talita Perussi Vasconcellos, Rosimeire Maria Orlando |
|
Dialogia n. 31 |
Análise da produção acadêmica sobre a ludicidade na prática docente: a educação infantil como etapa emergente |
Resumo
PDF
|
Marcio Antonio Raiol Santos, Humberto Pereira |
|
n. 41 (2022): Fluxo contínuo |
Educação inclusiva: desafios e dificuldades no cotidiano da escola comum |
Resumo
PDF
|
Fernanda Aparecida Augusto Ferrari, Rosana Cristina Miranda Dugois, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen |
|
n. 43 (2023): Fluxo contínuo |
Reflexões sobre a formação continuada de professoras/es e suas interfaces com a educação sexual no cotidiano da educação infantil |
Resumo
PDF
|
Leandro Antunes, Sonia Maria Martins de Melo |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
Do planejamento a prática docente: relato de implantação do Programa Mais Educação em uma cidade do oeste Catarinense |
Resumo
PDF
|
Marineiva Campos de Oliveira, Anderson Luiz Tedesco, Elcio Cecchetti |
|
Dialogia n. 32 |
Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia |
Resumo
pdf
|
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Raul Maia de Andrade Neves Neto |
|
Dialogia n. 29 |
A Reforma do Estado e a política de descentralização da educação no contexto na década de 1990 |
Resumo
PDF
|
Inalda Maria dos Santos |
|
Dialogia n. 28 |
Outras relações entre arte e educação: uma atitude política |
Resumo
PDF
|
Carmen Lúcia Capra, Daniel Bruno Momoli |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
A educação do campo: um estudo sobre as condições das escolas dos assentamentos de reforma agrária |
Resumo
PDF
|
Vitor Machado, Amanda Matheus Tsuchiya |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
A desconstrução da naturalização do conceito de gênero na formação de professores de Educação Física |
Resumo
PDF
|
Leandro Baroni Câmara Pontes, Cristina de Matos Martins, Sergio Roberto Silveira |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Vida e circunstâncias, estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática e isolamento social: constituindo alternativas |
Resumo
PDF
|
Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
O ensino de história da África na formação continuada de professores/as da educação básica: temas e encaminhamentos pedagógicos |
Resumo
PDF
|
Delton Aparecido Felipe |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
A educação escolar como um direito e as medidas socioeducativas de internação: o sujeito de direitos entre dilemas no ambiente escolar |
Resumo
PDF
|
Angelica de Oliveira Furtado, Eliana do Socorro de Brito Paixão |
|
Dialogia n. 27 |
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto |
Resumo
PDF
|
Breynner Ricardo Oliveira, Jianne Ines Fialho Coelho, Márcia Freitas Vieira |
|
n. 40 (2022): Fluxo contínuo |
Aprendizagem criativa e a educação maker: análise de boas práticas |
Resumo
PDF
|
Anselmo Daniel Campos de Almeida, Luana Priscila Wunsch, Emanuele Bittencourt Martins |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
Entre hospitalidade e hostilidade: famílias em situação de imigração na rede pública de educação brasileira |
Resumo
PDF
|
Leila de Carvalho Mendes, Kelly Russo, Kellen Dias de Barros |
|
Dialogia n. 23 |
Educação profissional técnica de nível médio, currículo e tecnologias: o que dizem as diretrizes curriculares nacionais? |
Resumo
PDF
PDF
|
Maria da Graça Moreira da Silva, Maria Lucia Soares do Amaral, Fernando José de Almeida |
|
Dialogia n. 28 |
Limites e possibilidades do direito à educação pública: contribuições freireanas ao Ensino Musical |
Resumo
PDF
|
Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Mauricio Braz de Carvalho |
|
Dialogia n. 31 |
A Ciranda Infantil e as crianças Sem Terrinha: educação e vida em movimento |
Resumo
PDF
|
Luís Henrique dos Santos Barcellos, Julio Cesar Torres |
|
Dialogia n. 25 |
O ensino de ciências naturais para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental |
Resumo
PDF
|
Raquel Sanzovo Pires de Campos, Luciana Maria Lunardi Campos |
|
n. 43 (2023): Fluxo contínuo |
A utilização dos vídeos como promotores da educação midiática e da alfabetização científica no ensino de química |
Resumo
PDF
|
Cleber Rodrigues de Araujo Junior, Renata Cristina Nunes |
|
Dialogia n. 14 |
Um homem presente nas lutas do seu tempo, um personagem da história da educação brasileira – José J. Queiroz |
Resumo
PDF
|
Carlos Bauer, Marcos Antonio Lorieri |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
Interfaces entre os princípios pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e as ideias de Paulo Freire. |
Resumo
PDF
|
Laís Vieira Pinelli, Miriam de Souza Leão Albuquerque |
|
n. 41 (2022): Fluxo contínuo |
Políticas de accountability em educação básica no Brasil: um estudo a partir da revisão integrativa da literatura |
Resumo
PDF
|
Austrogésio Rocha Pinto, Ana Paula Cunha Pereira, Carlos Alberto Sanches Pereira |
|
Dialogia n. 30 |
O potencial transformador da arte: um diálogo entre Vigotski e Antonio Candido |
Resumo
PDF
|
Denise Stefanoni Combinato |
|
Dialogia vol. 7, n. 1 |
A reforma do Estado e da educação na década de 1990: a refuncionalização da escola via implementação da eficiência mercadológica |
Resumo
Sem título
PDF
|
Enédio Naider Filho |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
O Plano Municipal de Educação e suas repercussões na escola pública |
Resumo
PDF
|
Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos |
|
n. 40 (2022): Fluxo contínuo |
Projetos de investigação e o papel da gestão na escola da infância:Reflexões a partir da teoria histórico-cultural |
Resumo
PDF
|
Ana Lúcia Borges, Cristiano Rogério Alcântara |
|
Dialogia vol. 7, n. 1 |
O cinema como fonte documental em pesquisas educacionais: análise do filme “Anjos do Arrabalde”, de Carlos Reichenbach |
Resumo
PDF
|
Marie Rose Dabul, Carlos Bauer |
|
Dialogia n. 14 |
A "Nova Aliança" entre as Ciências Humanas e Sociais e as Ciências da Natureza: um ensaio sobre a práxis docente em cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática |
Resumo
PDF
|
Alexandre Maia Bomfim, Rodrigo Siqueira-Batista |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Educar em tempos de incertezas: a implementação do ensino remoto na rede municipal de Floriano-Piauí |
Resumo
PDF
|
Andréia Martins, Agata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Anne Caroline Soares Dourado |
|
Dialogia n. 27 |
Um futuro para a escola: experiências híbridas num mundo complexo |
Resumo
PDF
|
Patrícia Fonseca Fanaya |
|
Dialogia vol. 7, n. 2 |
O estágio supervisionado nos cursos de graduação em Educação Física: um desafio presente nesta formação |
Resumo
PDF
|
Enny Vieira Moraes, Alantiara Peixoto Cabral, Luanda Nogueira Souza, Manuela Soares de Alcântara |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
Homeschooling no contexto político brasileiro e os seus impactos para a Educação enquanto Direito Social |
Resumo
PDF
|
Marta Rosani Taras Vaz, Ana Eduarda Taras Vaz |
|
Dialogia n. 29 |
A Lei 10.639/03 como instrumento político-pedagógico na perspectiva da Interculturalidade |
Resumo
PDF
|
Antonio de Assis Cruz Nunes, Andréa Luisa Frazão Silva, Luis Félix de Barros Vieira Rocha |
|
Dialogia n. 24 |
A Educação Física e o Ensino Médio: pela possibilidade da mediação entre o “fazer com” e o “falar de” |
Resumo
PDF
|
José Tarcísio Grunennvaldt, Evandro Silva Alves, Givanildo Fávero |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
Memórias de escolarização e profissionalização: das professoras que tive à profissional que me tornei, Ligia de Carvalho Abões Vercelli e Nádia Conceição Lauriti (Orgs.). Jundiaí, São Paulo: Paco, 2022. 216p |
Resumo
PDF
|
Cyntia Simone de Souza Rodrigues |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
História da educação na região Oeste do Paraná: a implantação da escola rural de dois irmãos (1953-1959 |
Resumo
PDF
|
Rodrigo Pinto Andrade, Francielle Aparecida Garuti de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo |
|
Dialogia n. 31 |
Subjetividade docente e diálogos com a infância: encontros, escutas e educação |
Resumo
PDF
|
Diego Barrios Díaz, Maria Carmen Tacca |
|
n. 41 (2022): Fluxo contínuo |
Concepções sobre gênero de graduandos(as) em pedagogia a partir da associação livre de palavras |
Resumo
PDF
|
Matheus Estevão Ferreira da Silva, Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Alessandra de Morais |
|
n. 41 (2022): Fluxo contínuo |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Ampliando o olhar sobre as (con)divergências |
Resumo
PDF
|
Ana Patrícia Henzel Richter, Elisabete Cerutti |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
Pedagogia Feminista Negra: caminho para a liberdade das senzalas modernas |
Resumo
PDF
|
Dávila Carolina Inácio de Souza, Isisleine Dias Koehler, Idorlene Da Silva Hoepers |
|
n. 40 (2022): Fluxo contínuo |
Clube de ciências e tecnologias interescolar: uma experiência de internacionalização |
Resumo
PDF
|
Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Andressa Algayer da Silva Moretti, Aguinaldo Robinson de Souza |
|
n. 38 (2021): Fluxo contínuo |
A infância na contemporaneidade: rompendo com nossa mesmidade escolar |
Resumo
PDF
|
Thiago Gonçalves Silva, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
A Educação para/com idosos: caminhos alternativos de inclusão social |
Resumo
PDF
|
Rita de Cássia Fraga da Costa, Taiza Mara Rauen Moraes, Silvia Sell Duarte Pillotto |
|
Dialogia n. 23 |
Ensino médio e educação profissional em agroecologia no movimento social popular do campo no Paraná |
Resumo
PDF
PDF
PDF
|
Rosana Vasconcelos Vito, Aparecida do Carmo Lima |
|
Dialogia n. 29 |
Multiculturalismo, interculturalismo e decolonialidade: prolegômenos a uma pedagogia decolonial |
Resumo
PDF
|
Manuel Tavares, Sandra Rosa Gomes |
|
Dialogia n. 23 |
A Pedagogia da Alternância e a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): o ensino médio e a formação de educadores do campo |
Resumo
PDF
PDF
|
Aline Abbonízio, Ramofly Bicalho dos Santos |
|
n. 41 (2022): Fluxo contínuo |
A experiência do estágio supervisionado na EJA no curso de pedagogia da UFAL: As vozes dos estudantes |
Resumo
PDF
|
Elvson Arlindo da Silva, Gauquilane Júlia da Silva, Givanildo da Silva |
|
Dialogia n. 32 |
Fundamentação teórica na graduação de professores de Educação Física |
Resumo
pdf
|
Dimitri Wuo Pereira, Antonio Joaquim Severino |
|
n. 40 (2022): Fluxo contínuo |
Universidade Popular Comunitária: a construção dos conhecimentos por meio das experiências simbólicas |
Resumo
PDF
|
Loedilza Milicia Da Silva, Luiz Augusto Passos |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
“É assim que se é criança”: quando a infância silencia na Educação Infantil (e na vida) |
Resumo
PDF
|
Amanda Silva de Medeiros, Suely Scherer |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
A descentralização de recursos no financiamento da Educação Básica |
Resumo
PDF
|
Rosemary Roggero, Adriana Zanini da Silva |
|
Dialogia n. 29 |
Ensinar e Aprender no Século XXI: metas, políticas educacionais e currículos de seis nações, de Fernando M. Reimers e Connie K. Chung (orgs.) |
PDF
|
Rosemary Roggero |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
Liberdade e democracia: construção da emancipação humana em Paulo Freire |
Resumo
PDF
|
Sonia Maria Zanezi Peres, Lucia Helena Rincón Afonso, Gleison Peralta Peres |
|
Dialogia n. 13 |
A classe operária vai ao campus: esboço de história social, trabalhalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea |
PDF
|
Cassio Diniz Hiro |
|
n. 40 (2022): Fluxo contínuo |
Plano Municipal de Educação de Taubaté: análise do processo de monitoramento e avaliação |
Resumo
PDF
|
Eduardo Castilho, Angela Maria Martins |
|
n. 40 (2022): Fluxo contínuo |
Estado da arte – estudo sobre mulheres gestoras na educação: o que dizem as produções |
Resumo
PDF
|
Keoma Yoshio de Paula Bordinhão, Marlene de Oliveira, Rosa Lydia Teixeira Corrêa |
|
Dialogia n. 19 |
Gestão democrática da educação: por entre concepções e tendências |
Resumo
PDF
|
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Andréia Vicência Vitor Alves, Andressa Gomes de Rezende Alves |
|
1 a 100 de 275 itens |
1 2 3 > >> |