|
Edição |
Título |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Formação de professores nas ilhas portuguesas Madeira e Açores: estratégias para o ensino remoto em tempos da COVID-19 |
Resumo
PDF
|
Fernanda Araujo Coutinho Campos, Rute Pereira |
|
Dialogia n. 25 |
O ensino de ciências naturais para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental |
Resumo
PDF
|
Raquel Sanzovo Pires de Campos, Luciana Maria Lunardi Campos |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Proposta de sequência didática a partir do filme Os vingadores: guerra infinita |
Resumo
PDF
|
Telma Temoteo dos Santos |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
Educação do século XXI: a resiliência dos professores e as re(i)novações no ensino primário em Portugal |
Resumo
PDF (Português (Portugal))
|
Ana Nobre, Ema Cruz |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
Violência escolar o desafio da atualidade: implicações na prática profissional do professor |
Resumo
PDF
|
Eliane Gonçalves dos Santos, Daiane Beatriz Meinhart |
|
n. 38 (2021): Fluxo contínuo |
As políticas de expansão do ensino superior no Brasil e a formação em cinema e audiovisual |
Resumo
PDF
|
Ricardo Normanha |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório |
Resumo
PDF
|
Filipa Seabra, Luísa Aires, António Teixeira |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Entre o ideal e o possível: caminhos de formação docente por meio das rodas de conversa on-line |
Resumo
PDF
|
Alexandre José de Carvalho Silva, Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz, Warlley Ferreira Sahb |
|
Dialogia n. 22 |
Sequências didáticas no ensino de Matemática: uma investigação com professores de séries finais em relação ao tema Teorema de Pitágoras |
Resumo
PDF
|
Wanderley Pivatto Brum |
|
n. 38 (2021): Fluxo contínuo |
O auxílio das ferramentas educomunicativas no ensino de libras para ouvintes |
Resumo
PDF
|
Renata Quinhones Pereira, Michele Quinhones Pereira, Taís Steffenello Ghisleni |
|
Dialogia n. 31 |
O Ensino de Estratégias de Leitura Mediado por Recursos Educacionais Digitais |
Resumo
PDF
|
Aline Diesel, Silvana Neumann Martins, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
|
Dialogia n. 31 |
Aspectos dialógicos na construção do “outro” durante uma atividade em pares em uma aula de língua estrangeira-inglês |
Resumo
PDF
|
Victor Hugo Oliveira Magalhães, Carla Janaína Figueredo |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Entre as conexões e as desconexões: experiências acadêmicas em tempos de distanciamento social físico |
Resumo
PDF
|
Regiane Caldeira, Stephanni G. Silva Sudré, Gabriel José Pereira |
|
Dialogia n. 30 |
A escolha profissional na perspectiva do estudante do ensino técnico de nível médio |
Resumo
PDF
|
Nonato Assis de Miranda, Mateus Reis Santos, Arcy Pires Piagetti Junior |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Educar em tempos de incertezas: a implementação do ensino remoto na rede municipal de Floriano-Piauí |
Resumo
PDF
|
Andréia Martins, Agata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Anne Caroline Soares Dourado |
|
Dialogia n. 23 |
Ensino Médio aos olhos da surdez: uma análise de narrativas |
Resumo
PDF
PDF
|
Felipe Flores Kupske, Jaqueline Reni Loss |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
O ensino de 2º grau no contexto da ditadura civil-militar no Brasil: a dualidade educacional na lei nº 5.692/1971 |
Resumo
PDF
|
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Stenio de Brito Fernandes, Marlúcia Menezes de Paiva |
|
Dialogia n. 23 |
Educação profissional técnica de nível médio, currículo e tecnologias: o que dizem as diretrizes curriculares nacionais? |
Resumo
PDF
PDF
|
Maria da Graça Moreira da Silva, Maria Lucia Soares do Amaral, Fernando José de Almeida |
|
Dialogia n. 32 |
Violências entre pares no contexto escolar: razões e enfrentamentos |
Resumo
pdf
|
Éder Soares Sá Britto, Jason Ferreira Mafra |
|
Dialogia n. 21 |
Mestrados profissionais em física e astronomia no Brasil: contexto e dilemas |
Resumo
PDF
|
Silvania Sousa do Nascimento, Mara Regina Batista, Larissa Alves Cardoso |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
Estado da questão: formação, identidade docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contexto com as relações étnico-raciais |
Resumo
PDF
|
Francisco Joel Nascimento de Moura, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Inglês como Língua Franca (ILF) e o ensino-aprendizagem de língua inglesa em tempos de ensino remoto: um relato de caso aplicado ao ensino fundamental I |
Resumo
PDF
|
Jane Helen Gomes de Lima, Gislane Sávio, Graziela Pavei Peruch Rosso |
|
n. 40 (2022): Fluxo contínuo |
A robótica e o pensamento computacional na educação: Uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em projetos |
Resumo
PDF
|
Luis Antonio Ccopa Ybarra, Marisa Soares |
|
n. 43 (2023): Fluxo contínuo |
A utilização dos vídeos como promotores da educação midiática e da alfabetização científica no ensino de química |
Resumo
PDF
|
Cleber Rodrigues de Araujo Junior, Renata Cristina Nunes |
|
n. 41 (2022): Fluxo contínuo |
Análise do desempenho acadêmico entre alunos cotistas e não cotistas do IFMG - campus Congonhas e Formiga |
Resumo
PDF
|
Leonardo de Souza Cimino, Everthon Valadão dos Santos, Lílian Amaral de Carvalho |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
A educação integral na perspectiva da Pedagogia Histórico- Crítica: em defesa da educação escolar e do trabalho docente |
Resumo
PDF
|
Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Nelson Luiz Gimenes Galvão |
|
Dialogia n. 33 |
Guia do educador para o filme O Lorax– em busca da Trúfula Perdida |
Resumo
pdf
|
Lorena Ferrari Uceli, Kênia de Araújo, Marcelo Diniz Monteiro de Barros |
|
Dialogia n. 26 |
Utilização de um Centro de Ciência como estratégia inovadora e colaborativa na formação de professores de Ciências |
Resumo
PDF
|
Marcos Fabio Oliveira Marques, Tatyane da Silva Moraes, Maria José Souza Pinho |
|
Dialogia n. 19 |
A infância perdida: o corpo vivido pede passagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
Resumo
PDF
|
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino, Cintia Lucia de Lima, Maria Elisa Caputo Ferreira |
|
Dialogia n. 30 |
Ensino de história, planejamento e autoria: experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios |
Resumo
PDF
|
Carla Beatriz Meinerz, Fernanda Amorin Golembiewski, Raisa da Silva Oyarzabal |
|
Dialogia n. 32 |
Dentro da vida, fora do texto: leitura, família e literatura |
Resumo
pdf
|
Anderson Silva, Marcelo Medeiros |
|
n. 41 (2022): Fluxo contínuo |
Jovens mulheres estudantes e a escola pública de Ensino Médio no contexto da pandemia |
Resumo
PDF
|
Paula Montenegro Euzébio, Dirce Djanira Pacheco e Zan |
|
Dialogia n. 26 |
Memórias da avaliação da aprendizagem: o caderno de memórias como instrumento de reflexão e autoavaliação |
Resumo
PDF
|
Célia Regina Teixeira, Danieli Almeida de Araújo Rodrigues Bulhões, Merian Aparecida Poluceno da Silva |
|
Dialogia n. 23 |
Ensino médio e educação profissional em agroecologia no movimento social popular do campo no Paraná |
Resumo
PDF
PDF
PDF
|
Rosana Vasconcelos Vito, Aparecida do Carmo Lima |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
Apontamentos sobre o uso das TICs nas aulas remotas: um estudo com professores da Educação Básica |
Resumo
PDF
|
Robson Lima Arruda, Robéria Nádia Araújo Nascimento |
|
Dialogia n. 33 |
Como se formam os professores coordenadores na rede estadual de ensino de São Paulo? |
Resumo
pdf
|
Rebeca Franciele Vera, Maria José da Silva Fernandes |
|
n. 41 (2022): Fluxo contínuo |
FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental |
Resumo
PDF
|
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro |
|
Dialogia vol. 9, n. 2 |
O projeto educacional da era Vargas e suas articulações com a nova política brasileira – 1930-1945 |
Resumo
PDF
|
Ricardo Alexandre Cruz |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
Indústria 4.0 no ensino médio integrado à educação profissional: um debate possível? |
Resumo
PDF
|
Nilo César Oliveira Guimarães, Ana Sara Castaman |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações |
Resumo
PDF
|
Jacks Richard de Paulo, Stela Maris Mendes Siqueira Araújo, Priscila Daniele de Oliveira |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
Estudo exploratório para implementação de um espaço maker |
Resumo
PDF
|
Estela Aparecida Oliveira Vieira, Ronei Ximenes Martins |
|
Dialogia n. 29 |
As dimensões do planejamento educacional: o que os educadores precisam saber, de Pablo Silva Machado Bispo dos Santos. |
PDF
|
Gabriela Barbosa |
|
Dialogia n. 13 |
A classe operária vai ao campus: esboço de história social, trabalhalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea |
PDF
|
Cassio Diniz Hiro |
|
n. 38 (2021): Fluxo contínuo |
Ensino do médico residente em cirurgia geral: proposta de ferramenta didático-pedagógica |
Resumo
PDF
|
Igor Pereira de Carvalho, Adilson Pereira, Ivanete da Rosa Silva de Oliveira |
|
Dialogia n. 24 |
Ensino médio politécnico: a experiência do Rio Grande do Sul |
Resumo
PDF
|
Jose Clovis de Azevedo |
|
Dialogia n. 13 |
Atitude transdisciplinar no ensino de psicologia |
Resumo
PDF
|
Solange Martins Oliveira Magalhães |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
A dialogicidade freiriana e o ensino de ciências: revisitando Paulo Freire |
Resumo
PDF
|
Ariela Cardoso Silva, Nilcimar dos Santos Souza, Fernanda Antunes Gomes da Costa |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
O olhar dos professores ao Programa Saúde na Escola: contribuições na perspectiva do ensino de ciências naturais |
Resumo
PDF
|
Edson Manoel dos Santos, Valéria Trigueiro Santos Adinolfi |
|
Dialogia n. 24 |
A Educação Física e o Ensino Médio: pela possibilidade da mediação entre o “fazer com” e o “falar de” |
Resumo
PDF
|
José Tarcísio Grunennvaldt, Evandro Silva Alves, Givanildo Fávero |
|
Dialogia n. 13 |
Retrato atual do ensino de filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Paraná |
Resumo
PDF
|
Wilson José Vieira |
|
Dialogia n. 27 |
O uso das tecnologias como práticas pedagógicas no ensino superior |
Resumo
PDF
|
Honorina Maria Simões Carneiro |
|
Dialogia n. 16 |
Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio |
Resumo
PDF
|
Flávia Cristina Silveira Lemos, Dolores Cristina Gomes Galindo |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota |
Resumo
PDF
|
Gilda Fernandes Silva Rocha, Márcia de Freitas Vieira |
|
Dialogia n. 24 |
Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica |
Resumo
PDF
|
Gislaine Medeiros Baciano |
|
Dialogia n. 15 |
Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da filosofia: limites e possibilidades |
Resumo
PDF
|
Manoela Paiva Menezes, Patrick Viana |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Vida e circunstâncias, estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática e isolamento social: constituindo alternativas |
Resumo
PDF
|
Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
|
Dialogia n. 16 |
Avaliação das Aprendizagens no Nível Superior: Avaliar Para Quê? |
Resumo
PDF
|
Eniel Espírito Santo, Luiz Carlos Sacramento da Luz Luz |
|
Dialogia n. 14 |
A importância da Filosofia no ensino de ciências |
Resumo
PDF
|
Fernando Barcellos Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck |
|
Dialogia vol. 7, n. 1 |
Aquarela, Portuguese for foreigners |
PDF
|
Murilo Jardelino da Costa |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
A Educação inclusiva no ensino de ciências: um mapeamento da produção na revista Brasileira de pesquisa em Educação em Ciências |
Resumo
PDF
|
Geovane de Melo Leal, Antonia Maria Alves de Moura, Davi da Silva |
|
Dialogia n. 13 |
O ensino de filosofia no Brasil - aspectos históricos, postulados críticos e propositivos |
PDF
|
Antonio Joaquim Severino, Carlos Bauer, Marcos Antonio Lorieri, Maurício Pedro da Silva |
|
Dialogia n. 24 |
Ensino Médio Integrado e formação docente: impasses e proposições |
Resumo
PDF
|
Francisco das Chagas Silva Souza, Ulisséia Ávila Pereira, Iaponira da Silva Rodrigues |
|
Dialogia vol. 7, n. 2 |
Discutindo o ensino de geometria: uma proposta para o ensino dos poliedros regulares |
Resumo
PDF
|
Maira Mendias Lauro |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
A comunidade Mumbuca e as plantas medicinais: tecendo aproximações entre saberes tradicionais e ensino de química |
Resumo
PDF
|
Junio Gonçalves de Almeida, Welington Francisco |
|
Dialogia n. 21 |
Uso de espaços não formais, laboratórios e participações em feiras de Matemática: percepção de professores durante suas práticas docentes |
Resumo
PDF
|
Wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Ensino de língua portuguesa com a mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia |
Resumo
PDF
|
Raquel Mignoni de Oliveira, Ygor Corrêa |
|
Dialogia n. 23 |
Crítica ao debate em torno das finalidades do ensino médio |
Resumo
PDF
PDF
|
Carlos Antonio Giovinazzo Junior |
|
Dialogia n. 30 |
Entre margens: Guimarães Rosa na sala de aula |
Resumo
PDF
|
Júlio de Souza Vale Neto, Lara Silva Perussi Bertão, Nayra Mikie Dias Kikuchi |
|
Dialogia n. 25 |
Compliance como boa prática de gestão no ensino superior privado, de Daniel Cavalcante Silva e José Roberto Covac |
PDF
|
Patrícia Ribeiro Costa, Acir Mario Karwoski |
|
n. 38 (2021): Fluxo contínuo |
Racismo estrutural e seus efeitos necropolíticos no ensino superior: a aplicação da justiça restaurativa como instrumento de efetividade da educação igualitária e da justiça sociorracial |
Resumo
PDF
|
Ana Paula da Silva Sotero, Luciano de Oliveira Souza Tourinho |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Novas autorias em redes |
Resumo
PDF
|
Fernando José de Almeida, Maria da Graça Moreira Silva, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
Discurso do Sujeito Coletivo: a visão dos docentes do curso de ciências biológicas licenciatura de uma Universidade Federal frente à inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior |
Resumo
PDF
|
João Paulo Xavier de Freitas, Ana Carolina Sales Oliveira |
|
Dialogia n. 14 |
O REUNI e as dimensões da expansão na graduação da UFTM |
Resumo
PDF
|
Elisabete Perez Caramori Ambrosio, Luciana Teixeira Fantini, Acir Mario Karwoski |
|
n. 40 (2022): Fluxo contínuo |
Ensino médio integral e protagonismo juvenil: práticas e vivências na escola do novo saber no Amapá |
Resumo
PDF
|
Nelcy da Costa Pereira, Ilma Andrade Barleta |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Sequência de ensino e aprendizagem sobre radioatividade pautada na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) |
Resumo
PDF
|
Maria Daiane da Silva Monteiro, Suely Alves da Silva |
|
n. 38 (2021): Fluxo contínuo |
A realização de atividades acadêmicas no ensino superior em tempos de pandemia: até que ponto é possível? |
Resumo
PDF
|
Givanildo da Silva, José Diogenes dos Santos Filho, Matheus Vieira da Silva |
|
n. 35 (2020): maio/ago. |
Uma análise discursiva do livro didático de Biologia na Educação para jovens e adultos |
Resumo
PDF
|
Josete Rocha dos Santos, Andréa Costa da Silva |
|
Dialogia n. 18 |
Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica, de César Sátiro dos Santos |
PDF
|
Flávia Ferreira Avelar, Maria Aparecida Silva |
|
Dialogia n. 23 |
Ensino Médio no Brasil e o pensamento de Gramsci de Paolo Nosella |
PDF
PDF
|
Melissa Salaro Bresci |
|
Dialogia n. 15 |
A andarilhagem da Filosofia endereçada ao universo institucional |
Resumo
PDF
|
Leoni Maria Padilha Henning |
|
n. 34 (2020): jan./abr. |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia |
Resumo
PDF
|
José António Marques Moreira, Susana Henriques, Daniela Barros |
|
Dialogia n. 23 |
Inspiração deleuziana para pensar a educação em ciências |
Resumo
PDF
PDF
|
Maria Neide Ramos, Maria dos Remédios de Brito |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digital |
Resumo
PDF
|
Ana Nobre, Ana Mouraz |
|
Dialogia n. 21 |
Mestrado Profissional em Ensino: uma inovação promissora? |
Resumo
PDF
|
Ronan Daré Tocafundo, Silvania Sousa do Nascimento, Antonio Moreno Verdejo |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
“Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19 |
Resumo
PDF
|
Marcos Godoi, Larissa Beraldo Kawashima, Luciane de Almeida Gomes |
|
Dialogia n. 22 |
Materiais didáticos manipuláveis e a resolução de problemas no ensino de conceitos geométricos no quarto ano do Ensino Fundamental |
Resumo
PDF
|
Michelle Francisco de Azevedo, Renata Cristina Geromel Meneghetti |
|
Dialogia vol. 9, n. 2 |
Reflexões sobre a metodologia do ensino de geografia no século XXI |
Resumo
PDF
|
Ivan Claudio Guedes |
|
n. 42 (2022): Fluxo contínuo |
Processos educativos escolares: implicação na construção do foreground de jovens do ensino fundamental |
Resumo
PDF
|
Mônica Tessaro, Luci dos Santos Bernardi |
|
Dialogia n. 26 |
Do sabor da escrita à aventura da leitura, o ensino com Roland Barthes |
Resumo
PDF
|
Rodrigo Fontanari |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
Dos aprendizados agrícolas às escolas agrotécnicas: a gênese da escola agrotécnica federal Dom Avelar Brandão Vilela em Petrolina-PE, no contexto histórico do ensino técnico federal no Brasil |
Resumo
PDF
|
Inês Silva Guimarães, José Roberto Gomes Rodrigues |
|
Dialogia n. 32 |
Encontro entre linguagens? análise da apropriação pedagógica de filmes no Projeto “O Cinema Vai à Escola”, segundo o olhar do professor de Língua Portuguesa |
Resumo
pdf
|
Humberto Perinelli Perinelli Neto, Vanessa Freitas Sousa |
|
Dialogia n. 21 |
Pesquisa no Mestrado Profissional em ensino de Ciências: estudo de caso numa organização curricular por ciclos de formação |
Resumo
PDF
|
Silvana Neumann Martins, Andreia Scherer da Silva, Tatiane Reginatto, Aline Diesel |
|
Dialogia vol. 7, n. 1 |
Manifestações de necessidade de formação continuada por professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental |
Resumo
PDF
|
Camila José Galindo, Edson do Carmo Inforsato |
|
n. 39 (2021): Fluxo contínuo |
Trajetórias escolares em contexto social desfavorável e as reformas educacionais recentes no Brasil |
Resumo
PDF
|
Vanessa Gomes de Castro, Fernando Tavares Júnior |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário |
Resumo
PDF
|
Tárcila Lorrane Fernandes de Souza Soares, Ícaro Silva de Santana, Maria Luiza Caires Comper |
|
Dialogia n. 13 |
Educação e emancipação: o ensino de filosofia no nível médio à luz do pensamento de Adorno |
Resumo
PDF
|
José Carlos Freire, Lonildo Reis Machado |
|
n. 37 (2021): Fluxo Contínuo |
Ensino e aprendizagem da escrita acadêmica na universidade: o que narram professores e estudantes? |
Resumo
PDF
|
Fabrício Oliveira da Silva, Andrea Santana de Oliveira |
|
n. 36 (2020): set./dez. |
Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS |
Resumo
PDF
|
Lisandra da Trindade Alfaro, Caroline Tavares de Souza Clesar, Lucia Maria Martins Giraffa |
|
Dialogia n. 15 |
O trabalho com o texto literário nas aulas de língua espanhola: possíveis contribuições bakhtinianas |
Resumo
PDF
|
Regiane Santos Cabral de Paiva |
|
Dialogia n. 13 |
Os textos no ensino de filosofia |
Resumo
PDF
|
Paula Ramos de Oliveira |
|
1 a 100 de 131 itens |
1 2 > >> |