Desenvolvimento infantil, atividade e linguagem: implicações para a formação e as práticas pedagógicas de professores de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.23879Keywords:
Educação Infantil, educação desenvolvente, formação de professores, práticas pedagógicasAbstract
O presente artigo objetiva compreender as implicações do tripé conceitual de macro categorias – desenvolvimento infantil, atividade e linguagem, tendo em vista a formação de professores da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas. A pesquisa é parte de um estudo bibliográfico (2020), fundamentado nos princípios da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados apontam a necessidade da formação docente fundamentada com um arcabouço teórico-metodológico, que dê subsídios aos professores em sua formação e atuação, em virtude que precisam compreender como a criança aprende e se desenvolve para organizarem o trabalho docente e planejarem suas práticas pedagógicas de maneira a ampliar as possibilidades de desenvolvimento das crianças. Conclui-se que, para isso, o trabalho docente autônomo, crítico e criativo e as práticas pedagógicas podem potencializar o desenvolvimento das crianças.
Downloads
References
ANDRÉ, M. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 41-56, ago./dez. 2009.
ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Orgs). Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Alínea, 2007.
CORRÊA, C. R. Concepções de professoras da educação infantil sobre desenvolvimento infantil, atividade e linguagem. Dissertação (Mestre em Educação) - Programa de Mestrado em Educação, Universidade de Uberaba, Uberaba, 2016.
DUARTE, N. A individualidade para si. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
FARIAS, M. A.; MELLO, S. A. A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, jan./abr. 2010. p. 53-68. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1603/898 . Acesso em: 14 mar. 2014. https://doi.org/10.5902/198464441603
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006.
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, L. S.; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006.
MAGALHÃES, C. Implicações da teoria histórico-cultural no processo de formação de professores da Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
MARINHO, B. A formação do professor reflexivo sob o olhar da epistemologia marxiana. Tese. (Doutorado em Educação), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
MARTINS, L. M. Implicações pedagógicas da escola de Vigotski: algumas considerações. In: MENDONÇA, S. G. de L.; MILLER, S. (Orgs.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.
MARTINS, L. M., DUARTE, N. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: UNESP, Cultura Acadêmica, 2010.
MELLO, S. A. A Apropriação da Escrita como Instrumento Cultural Complexo. In:
MENDONÇA, S. G. de L. e MILLER, S. Vigotski e a Escola Atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. 2.ed. Araraquara: J.M. Editora e Cultura Acadêmica Editora, 2010.
MELLO, S. A. M. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1630/1371 . Acesso em: 25 maio 2016. https://doi.org/10.5007/%25x
MUKHINA, V. Desenvolvimento da linguagem na idade pré-escolar. In: Psicologia da Idade Pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
REPKIN, V. V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Tradução de Farias, Miller e Mello. Journal of Russian and East European Psychology, v. 41, n. 5, p. 10-33, Sept. Oct. 2003.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. In: Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Rio de Janeiro, nº 8, junho, 2008.
VIGOTSKI, L. S. The Problem of the Environment. In: VEER, R. van der; Valsiner, J. (Orgs.). The Vygotsky reader. Tradução de Suely Amaral Mello. Oxford: Blackwell, 1994. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v21n4/v21n4a03.pdf . Acesso em 26 dez. 2015.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. v. III. Madrid: Visor, 2000.
VYGOTSKI, L. S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. In: Sete Aulas de L.S. Vigotski: sobre os fundamentos da Pedologia. Tradução e Organização de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1.ed. Rio de Janeiro: EPapers, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Os autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.