Desenvolvimento infantil, atividade e linguagem: implicações para a formação e as práticas pedagógicas de professores de Educação Infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23879

Keywords:

Educação Infantil, educação desenvolvente, formação de professores, práticas pedagógicas

Abstract

O presente artigo objetiva compreender as implicações do tripé conceitual de macro categorias – desenvolvimento infantil, atividade e linguagem, tendo em vista a formação de professores da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas. A pesquisa é parte de um estudo bibliográfico (2020), fundamentado nos princípios da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados apontam a necessidade da formação docente fundamentada com um arcabouço teórico-metodológico, que dê subsídios aos professores em sua formação e atuação, em virtude que precisam compreender como a criança aprende e se desenvolve para organizarem o trabalho docente e planejarem suas práticas pedagógicas de maneira a ampliar as possibilidades de desenvolvimento das crianças. Conclui-se que, para isso, o trabalho docente autônomo, crítico e criativo e as práticas pedagógicas podem potencializar o desenvolvimento das crianças.

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Author Biographies

Ana Maria Esteves Bortolanza, Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos (GEPICE)

Pós-Doutorado em Educação

Cíntia Resende Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutoranda em Educação

 

Marisângela Nandi Veronez, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Educação

 

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Published

2023-04-26

How to Cite

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves; CORRÊA, Cíntia Resende; VERONEZ, Marisângela Nandi. Desenvolvimento infantil, atividade e linguagem: implicações para a formação e as práticas pedagógicas de professores de Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23879. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23879. Acesso em: 14 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"