A etno-terminologia da culinária baiana na obra Dona Flor e seus Dois Maridos: análise dos aspectos do discurso etno-literário na versão para o inglês

Autores/as

  • Manoel Messias Alves da Silva UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Jonathas de Paula Chaguri Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.1649

Palabras clave:

Culinária, Discurso Etno-Literário, Etno-Terminologia, Tradução Cultural

Resumen

Este artigo trata da terminologia de elementos da culinária baiana, no romance de Jorge Amado Dona Flor e seus Dois Maridos, vertidos para o inglês. Procurou-se verificar de que forma os pratos, os ingredientes e a forma de preparo das receitas foram transportados para a língua-alvo, procurando detectar possíveis alterações que venham a deturpar o percurso histórico-antropológico-cultural da constituição do povo brasileiro, tão facilmente perceptível através da culinária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manoel Messias Alves da Silva, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Prof. Adjunto do Departamento de Letras (DLE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Área de Língua Portuguesa, e Prof. Credenciado do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado (PLE) da UEM - Área de Descrição Linguística.

Jonathas de Paula Chaguri, Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí

Aluno Regular do Programa de Pós-Gradução em Educação. Universidade Estadual de Maringá. Professor Colaborador em Língua Inglesa. Departamento de Letras da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa).

Publicado

2011-06-21

Cómo citar

ALVES DA SILVA, Manoel Messias; DE PAULA CHAGURI, Jonathas. A etno-terminologia da culinária baiana na obra Dona Flor e seus Dois Maridos: análise dos aspectos do discurso etno-literário na versão para o inglês. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 37–46, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.1649. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1649. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos