Arquivos escolares e história da educação: o que dizem os artigos do portal de periódicos da capes/MEC (2002-2019)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19755

Palabras clave:

Arquivos escolares, Inventários, Organização, Preservação, Sistematização

Resumen

O presente artigo refere-se a um mapeamento preliminar de trabalhos de pesquisa que trataram dos arquivos escolares como objeto central de reflexão. Busca-se compreender o que dizem os trabalhos de pesquisa sobre organizar, sistematizar, preservar e inventariar fontes de arquivos escolares para a História da Educação. Para desenvolver a compreensão, utilizou-se da pesquisa bibliográfica inspirada por trabalhos sobre “estado do conhecimento” ou “estado da arte”. Os trabalhos de pesquisa que tiveram arquivos escolares como objeto de reflexão central sugerem formas diversas de abordagem, organização, sistematização, preservação e construção de inventários que contribuem para a preservação da memória educativa e para a escrita da História da Educação no Brasil. Compreende-se, além disso, que trabalhos de pesquisa que fazem uso de arquivos escolares em seus percursos investigativos devem, ainda que não criem inventários completos, investir na descrição de potencialidades das fontes de pesquisa utilizadas.

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Biografía del autor/a

Joice Nunes de Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGEdu -UNISC

Mestranda em Educação - Bolsista CAPES

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Em estágio pós-doutoral em Educação PNPD/CAPES na Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGEdu -UNISC

Doutor em História – PUC-RS

Éder da Silva Silveira, Em estágio pós-doutoral em Educação – UFPR. Professor pesquisador – Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGEdu – UNISC

Doutor em História – Unisinos

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Publicado

2021-05-20

Cómo citar

DE SOUZA, Joice Nunes; ALMEIDA, Diego Orgel Dal Bosco; SILVEIRA, Éder da Silva. Arquivos escolares e história da educação: o que dizem os artigos do portal de periódicos da capes/MEC (2002-2019). Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19755, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19755. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19755. Acesso em: 14 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação