Gestão escolar pública: refém do Ideb?

Autores/as

  • Márden de Pádua Ribeiro PUC MG

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.5899

Palabras clave:

Ideb. Gestão escolar. Avaliação externa.

Resumen

O Índice de Desenvolvimento da Educação básica representa hoje a principal fonte de análise da qualidade da Educação Brasileira. O impacto desse índice na gestão das escolas públicas, que tem como base os resultados do IDEB para seu ensino foi no presente artigo, objeto de análise. Para tal, foi realizado um trabalho de reflexão teórica a partir de pesquisa bibliográfica. O artigo visa problematizar os impactos do IDEB na gestão escolar pública, de modo a torná-la demasiadamente submissa ao índice, e defende uma gestão livre de tais amarras, sob a responsabilidade de não tornar o IDEB um índice que opera em uma lógica punitiva à instituição escolar.

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Biografía del autor/a

Márden de Pádua Ribeiro, PUC MG

Doutorando em Educação pela PUCMG. Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

Publicado

2016-06-29

Cómo citar

RIBEIRO, Márden de Pádua. Gestão escolar pública: refém do Ideb?. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 99–112, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.5899. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5899. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos