Um futuro para a escola: experiências híbridas num mundo complexo

Autores/as

  • Patrícia Fonseca Fanaya Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7822

Palabras clave:

Dualismo, Complexidade, Hibridismo, Experiência, Educação

Resumen

O pensamento disjuntivo nasceu com a formulação cartesiana do res cogitans e res extensa e foi institucionalizado pelo dualismo moderno tanto na filosofia quanto na ciência, deixando como legado o isolamento radical dos saberes. É esse dualismo que ainda está na base do modelo de educação adotado hoje, em pleno século XXI, num mundo no qual a complexidade só cresce, e a experiência humana com a assim chamada realidade está se hibridizando. O objetivo deste artigo é discutir qual é o espaço de mudança que existe a partir dessa concepção de mundo ordeiro, previsível e estável; e, ainda, no que tange especificamente ao tema escola-sociedade, apontar como é possível transformar essa relação a fim de que ela se torne mais significativa no contexto hipercomplexo em que vivemos.

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Biografía del autor/a

Patrícia Fonseca Fanaya, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós doutoranda em Filisofia na UFSC, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com bolsa sanduíche  Capes/Fulbright na Penn State University, Mestre em Estudos da Tradução pela UFSC, graduada em Comunicação Social pela UnB.

Publicado

2017-09-18

Cómo citar

FANAYA, Patrícia Fonseca. Um futuro para a escola: experiências híbridas num mundo complexo. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 27–39, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7822. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7822. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: TICs e a Educação