Discutindo o ensino de geometria: uma proposta para o ensino dos poliedros regulares

Autores

  • Maira Mendias Lauro UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i2.1026

Palavras-chave:

Ensino de geometria. Poliedros regulares. Proposta de ação pedagógica.

Resumo

Nas aulas de geometria, de modo geral, não há articulação entre os processos que dizem respeito à percepção com os teóricos que se referem à concepção. Neste trabalho, consideramos que, em todos os níveis do ensino, é fundamental a articulação entre a percepção e a concepção e, em conjunto com elas, entre duas outras dimensões essenciais da dinâmica do processo de construção do conhecimento geométrico – a construção e a representação. A primeira refere-se à elaboração de materiais, em sentido físico, e a segunda, à reprodução por meio de desenhos, de objetos percebidos ou construídos. Partindo desse referencial teórico, propomos um conjunto de atividades com o tema “poliedros regulares”, para serem aplicadas em sala de aula. Essas atividades foram elaboradas de acordo com os atuais PCNs, que estabelecem a articulação entre a percepção, a construção, a representação e a concepção.

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Biografia do Autor

Maira Mendias Lauro, UNINOVE, São Paulo

Mestranda em Educação [Ensino de Ciências e Matemática] – USP; Professora na graduação – Uninove.

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Publicado

12.11.2009

Como Citar

LAURO, Maira Mendias. Discutindo o ensino de geometria: uma proposta para o ensino dos poliedros regulares. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 177–188, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i2.1026. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1026. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos