Dos aprendizados agrícolas às escolas agrotécnicas: a gênese da escola agrotécnica federal Dom Avelar Brandão Vilela em Petrolina-PE, no contexto histórico do ensino técnico federal no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20761

Palavras-chave:

ensino agrícola, escola agrotécnica, formas de escolarização, história da educação

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o contexto no qual foi idealizada e concretizada a implantação da Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Brandão Vilela, em Petrolina (PE), no ano de 1988, a possível relação com a institucionalização da forma de ensino técnico-profissional no Brasil e, especificamente, do ensino agrícola. Tal análise é realizada a partir dos conceitos de campo e de formas de escolarização, numa perspectiva relacional e sócio-histórica, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O artigo aborda as raízes do ensino técnico no Brasil, as relações escravistas e força de trabalho; as Escolas de Aprendizes Artífices e a normatização do ensino agrícola; as Escolas Agrotécnicas Federais, concluindo com a ideia de que é possível perceber uma confluência de elementos na gênese desta instituição e da Escola Dom Avelar Brandão Vilela.

 

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Biografia do Autor

Inês Silva Guimarães, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos

José Roberto Gomes Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutor em Educação

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Publicado

25.10.2021

Como Citar

GUIMARÃES, Inês Silva; GOMES RODRIGUES, José Roberto. Dos aprendizados agrícolas às escolas agrotécnicas: a gênese da escola agrotécnica federal Dom Avelar Brandão Vilela em Petrolina-PE, no contexto histórico do ensino técnico federal no Brasil. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20761, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20761. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20761. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos