A Educação Física e o Ensino Médio: pela possibilidade da mediação entre o “fazer com” e o “falar de”

Autores

  • José Tarcísio Grunennvaldt Universidade Federal de Mato Grosso
  • Evandro Silva Alves Instituto Federal de Lucas do Rio Verde
  • Givanildo Fávero Secretaria Estadual de Mato Grosso - Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6396

Palavras-chave:

Educação Física. Ambivalência. Ensino Médio.

Resumo

O tema deste artigo diz respeito à pretensão da Educação Física de ser como as demais disciplinas escolares no Brasil - uma ambivalência - que pode matar a sua especificidade e, principalmente, a legitimidade que os alunos lhe consagram. Trata-se, portanto, de um paradoxo com o qual a Educação Física, está envolvida desde a década de 1980, e que tem assumido contornos de um dilema. Em consonância com tal panorama, nosso objetivo é submeter a Educação Física escolar a uma leitura retrospectiva e prospectiva para localizar indícios de origem que possam evidenciar marcas na atualidade das dificuldades dessa disciplina em materializar-se e assumir sua legitimidade como componente curricular no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Tarcísio Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFísica da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação emEducação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso,Cuiabá, MT– Brasil.

Evandro Silva Alves, Instituto Federal de Lucas do Rio Verde

Mestrando em Educação Física no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFMT, Cuiabá,MT – Brasil. Professor do Instituto Federal do Mato Grosso, Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, MT – Brasil.

Givanildo Fávero, Secretaria Estadual de Mato Grosso - Rondonópolis

Mestrando em Educação Física no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFMT, Cuiabá, MT – Brasil. Professor de Educação Física da Rede Básica de Ensino do Estado de Mato Grosso, Rondonópolis, MT – Brasil

Downloads

Publicado

08.07.2016

Como Citar

GRUNENNVALDT, José Tarcísio; ALVES, Evandro Silva; FÁVERO, Givanildo. A Educação Física e o Ensino Médio: pela possibilidade da mediação entre o “fazer com” e o “falar de”. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 39–51, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6396. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6396. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas