Brincadeiras que meus pais brincavam: projeto educacional do CEI Neide Clarassot

Autores

  • Cintia Lima Silva Lima Silva UNINOVE
  • Bráulio Rodrigues de Almeida Júnior
  • Anderson Caetano Paulo UNINOVE e UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i2.1405

Palavras-chave:

Brincadeira, Jogo, Educação infantil, Socialização.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar os benefícios da utilização de brincadeiras tradicionais infantis (BTs), como ferramenta pedagógica, no desenvolvimento social da criança de 3 a 5,9 anos de idade. Para isso, desenvolveu-se o projeto educacional “Brincadeiras que os meus pais brincavam” no CEI Neide Clarassot – SP. Buscou-se resgatar as BTs com os pais e funcionários da escola, por meio de questionário. O método de observação com a introdução das BTs constou de anotações diárias sobre alterações nos comportamentos sociais dos alunos durante o ano letivo. Houve alterações nos comportamentos sociais e percebeu-se que as BTs podem ser um meio importante de facilitar o processo de ensino-aprendizagem da criança, devido às situações sociais que ela proporciona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Cintia Lima Silva Lima Silva, UNINOVE

Licenciada em Educação Física - UNINOVE-SP Graduanda em Pedagogia – UNINOVE -SP

Bráulio Rodrigues de Almeida Júnior

Mestre em Educação Física - USP

Anderson Caetano Paulo, UNINOVE e UNIP

Mestre em Educação Física – USP Professor no Curso de Educação Física da UNINOVE e UNIP

Publicado

2010-04-05

Como Citar

SILVA, Cintia Lima Silva Lima; ALMEIDA JÚNIOR, Bráulio Rodrigues de; PAULO, Anderson Caetano. Brincadeiras que meus pais brincavam: projeto educacional do CEI Neide Clarassot. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 259–268, 2010. DOI: 10.5585/dialogia.v8i2.1405. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1405. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Secção

Artigos