Um estudo sociolinguistico das variedades linguística apresentada em um programa televisivo.

Autores

  • Daniela Plachi Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.1667

Resumo

Este trabalho apresenta as avaliações e julgamentos lingüísticos que os sujeitos entrevistados fizeram a respeito das variedades do português apresentadas na telenovela global “chocolate com pimenta”. O estudo volta-se para as falas das personagens principais habitantes de uma zona rural e as de um núcleo urbano, de modo a verificar o diálogo existente entre esse gênero televisivo e o público telespectador, por meio do julgamento que esses sujeitos fazem dessas variedades lingüísticas. Os resultados mostraram que os programas televisivos interferem nos julgamentos dos sujeitos, as variedades estigmatizadas são avaliadas de forma negativa e as variedades de prestigio são avaliadas positivamente pelos sujeitos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Daniela Plachi, Universidade Federal do Pará

Possui graduação e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Pará (2001). Atualmente é professor na Rede de Ensino do Município de Campinas e Uniesp. Tem experiência na área de Lingüística atuando principalmente nos seguintes temas: variedade lingüística, ensino de Lingua Materna.Mestrado em Lingüística. Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Título: Atitudes linguisticas: A telenovela em foco, Ano de Obtenção: 2005.

Publicado

2011-06-21

Como Citar

PLACHI, Daniela. Um estudo sociolinguistico das variedades linguística apresentada em um programa televisivo. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 47–56, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.1667. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1667. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Secção

Artigos