Políticas de accountability em educação básica no Brasil: um estudo a partir da revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.19864

Palavras-chave:

accountability, educação básica, prestação de contas, transparência

Resumo

O presente artigo estuda a accountability na educação básica no Brasil. O objetivo central deste estudo foi o de apresentar uma síntese das publicações sobre políticas educacionais de accountability no Brasil. Como recurso metodológico utilizou-se a revisão integrativa da literatura, nas plataformas CAPES e REDALYC, definindo como critério de inclusão as palavras-chaves: educação básica no Brasil e accountability. Como resultados, os dados mostraram algumas preocupações teóricas e conceituais sobre o termo e, também, mostraram que, no Brasil, o termo foi mais recorrente a partir de 2005, quando foi reformulado o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), possibilitando o desenvolvimento de estudos censitários.

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Biografias Autor

Austrogésio Rocha Pinto, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

 

Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período Sanduíche pela Leeds Beckett University ? Reino Unido (2011, CAPES), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco ? UCB (2006) e Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1993). Atua como Docente de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 1994. Docente do Centro Universitário de Volta Redonda ? UniFOA (2013) nos Cursos de Licenciaturas em Educação Física, Ciências Biológicas e na Graduação em Enfermagem. É Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (2018) e membro do Núcleo de Acessibilidade Institucional do UniFOA. Atualmente integra o Banco de Avaliadores do SINAES BASis INEP/MEC (2018).

Carlos Alberto Sanches Pereira, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Bioteclogia

Docente do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA – Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

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Publicado

2022-05-10

Como Citar

PINTO, Austrogésio Rocha; PEREIRA, Ana Paula Cunha; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. Políticas de accountability em educação básica no Brasil: um estudo a partir da revisão integrativa da literatura. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e19864, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.19864. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19864. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

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Artigos