Políticas Editoriais

Foco e Escopo

EccoS  é a publicação de difusão científico-acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE).

Publicada desde 1999, a Revista vem difundindo textos originais produzidos no campo das ciências sociais e das humanidades, com foco na área de educação.

Desde sua primeira edição, tem procurado publicar textos científicos e acadêmicos expressivos (ensaios ou resultados de pesquisas empíricas) sobre matérias da educação, buscando manter a colaboração de uma grande variedade de autores e de autoras, das mais diversas instituições de educação e pesquisa, nacionais e estrangeiras. 

De início, a periodicidade de EccoS foi semestral, com apenas dois números por ano. A partir de 2012, tornou-se quadrimestral, portanto, com três números anuais, e, em 2019, conseguiu tornar-se trimestral, com quatro edições anuais. Finalmente, a partir de julho de 2020, tornou-se mais um periódico brasileiro da área de educação com periodicidade em fluxo contínuo, de acordo com as recomendações dos indexadores mais reconhecidos na área. Em 2014, passara a ser editada, preferencialmente, na versão online, podendo ser impressa em ocasiões especiais.

No sentido de manter-se em dia com as reflexões sobre os problemas mais significativas das conjunturas da atualidade e dos avanços da ciência pedagógica, EccoS encomenda textos referenciais de autores de renome nas áreas de conhecimento mencionadas, para publicá-los sob a forma de dossiês, além dos artigos e resenhas colhidos em demandas espontâneas. A partir de 2020, passa a publicar os resumos das teses de doutorado e dos trabalhos de pesquisa do estágio pós-doutoral defendidos no Programa.

EccoS tem como meta contribuir para a difusão de trabalhos acadêmicos e científicos que se inscrevem no campo das ciências da educação, oferecendo acesso livre e imediato a todo o seu conteúdo pelo portal www.revistaeccos.org.br, sob a diretriz da ampla e irrestrita socialização do conhecimento.

Ao longo de sua história, EccoS  tem buscado garantir a diversidade institucional de seus autores e a presença de pesquisadores de distintas instituições de todas as regiões do Brasil, bem como de renomadas IES estrangeiras, evitando a endogenia.

Mais recentemente, decidiu-se que, além da língua oficial de EccoS, o Português, os textos poderiam ser submetidos e publicados em outros idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Os textos dos artigos e das resenhas são submetidos, exclusivamente, por meio do portal da Revista.

Para submeter artigos, clique em:

https://periodicos.uninove.br/eccos/about/submissions#onlineSubmissions

Aviso:

            Em razão da expressiva quantidade de artigos submetidos à Revista EccoS, está suspensa a submissão de artigos de demanda espontânea e propostas de dossiês, temporariamente. Continuam abertas as submissões para resenhas.

Para acessar os números anteriores, clique em:

https://periodicos.uninove.br/eccos/issue/archive

 

 

Políticas de Seção

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Editores
  • Mariana Santos de Freitas
  • Maurício Silva
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Mariana Santos de Freitas
  • Maurício Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê temático

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

D57 - 100 Anos de Edgar Morin

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos (artigos e resenhas) submetidos aos editais são avaliados, primeiramente, quanto a seu caráter cientificamente consolidado, a sua relevância social e a seu alinhamento às diretrizes de EccoS.

Todos os artigos submetidos passam pela verificação do programa Oxsico – um software detector de plágio – que, se constatado o plágio, serão tomadas as providências legais em vigor.

Quando o trabalho submetido não for original, nem adequado e oportuno à política editorial de EccoS, será arquivado.

Verificada a originalidade, a adequação e a oportunidade do texto submetido, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares duplo-cego (peer review), a cargo dos pareceristas ad hoc – especialistas designados em função da temática e/ou dos referenciais teóricos do trabalho submetido –, sendo que, em geral, os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de educação superior (IES) nacionais ou estrangeiras.

Depois de examinar, criteriosamente, o artigo ou a resenha submetida, o parecerista deve concluir seu respectivo parecer analítico-crítico com uma das seguintes recomendações:

            a) aceitar;

            b) aceitar com correções ou modificações;

            c) rejeitar.

Para aceitação, são necessários, no mínimo, dois pareceres favoráveis, sendo que, no caso de divergência entre os pareceres, os textos submetidos poderão ser encaminhados a um terceiro parecerista, a critério do(s) editor(es). 

Quando um ou os dois pareceristas solicitarem reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, para que o mesmo considere os pareceres e reformule o texto, que, reformulado, deverá ser reenviado para reavaliação.

O trabalho não aceito é arquivado; o trabalho aceito passa à fase da edição.

Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alteração de seu conteúdo.

Os editores decidirão em que edição e em que parte da Revista o artigo será publicado.

 

Periodicidade

EccoS – Revista Científica passa a ser uma publicação trimestral a partir de 2019

  • Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.
  • Segundo trimestre, abr/jun., limite para publicar a edição 30 junho.
  • Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.
  • Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

 

 

Política de Acesso Livre

Este periódico disponibiliza acesso livre (“open access”) a todo o seu conteúdo, podendo os artigos serem lidos, descarregados, copiados, distribuídos, impressos e/ou pesquisados, devendo ser feita a referência da fonte.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Taxa de Processamento de Artigos

Eccos Revista Científica não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para:
  • Submissão
  • Avaliação 
  • Publicação
 

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
  • O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
  • A cessão dos direitos autorais da publicação deste artigo à EccoS Revista Científica;
  • A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
  • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
  • É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
 

 

Política Anti-plágio

Todos os artigos encaminhados à EccoS – Revista Científica, passarão pela verificação de similaridade do Oxsico.

A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.

No caso de algum autor apresentar à EccoS – Revista Científica, um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação. Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.

 

Preservação Digital

EccoS - Revista Científica preocupa-se com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Utiliza o LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo-lhes criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.