Implicações pessoais apontadas por docentes ocupantes de cargos na gestão intermediária em instituição pública federal de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.10382

Palavras-chave:

docentes, gestão, implicações, universidades, trabalho

Resumo

Os docentes universitários, geralmente, são os sujeitos que assumem papéis de gestores nas instituições de ensino superior, acumulando as funções já desempenhadas, como a de ensino, pesquisa e extensão, com a de gestor, aumentando assim sua carga de trabalho. Este estudo teve como objetivo geral identificar as implicações pessoais do trabalho de docentes que ocupam/ocuparam cargos de gestão, mais especificamente coordenações de curso e administrativas no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para isso, fez-se a opção por uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento ou survey, com abordagem quantitativa. A amostra final dessa pesquisa foi composta por trinta e seis coordenadores e ex-coordenadores, que responderam a um questionário estruturado, que teve as respostas apresentadas analisadas através da estatística descritiva. Entre os resultados encontrados, é possível perceber as implicações geradas pelo exercício da gestão na vida desses docentes.

 

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Biografia do Autor

Ana Paula Basso, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Direito Tributário Europeu pelo Programa Interuniversitário de Direito Tributário Europeu da "Universidad de Castilla-La Mancha" e "Universidad de Santiago de Compostela", na Espanha e com co-tutela, pela "Università di Bologna", na Itália. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande.

Laraina Moreira Silva, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Mestre em Administração Pública pelo PROFIAP/UFCG. Servidora técnico-administrativa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

BASSO, Ana Paula; MOREIRA SILVA, Laraina. Implicações pessoais apontadas por docentes ocupantes de cargos na gestão intermediária em instituição pública federal de ensino superior. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e10382, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.10382. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10382. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos