A reconfiguração do mandato político endereçado à educação superior Europeia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10692

Palavras-chave:

Educação. Espaço Europeu de Ensino Superior. Inovação. Investigação. Mandato Produtivista.

Resumo

Este artigo analisa as implicações educativas que as mudanças políticas, económicas e sociais das últimas décadas têm vindo a promover na educação superior europeia. A análise da dissolução da narrativa moderna da universidade e da educação superior é convocada para enquadrar o argumento que, no contexto do desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior, o mandato endereçado à educação e às instituições de ensino superior tem vindo a ser reconfigurado pelas articulações entre ‘educação’, ‘investigação’ e ‘inovação’, promovidas pelo ‘triângulo do conhecimento’ difundido pela União Europeia. Com base na análise dessas articulações discursivas nos textos endossados pelos ministros europeus no âmbito do processo de Bolonha, argumenta-se que, sob a hegemonia discursiva da ‘inovação’, é legitimado o mandato produtivista que está a configurar a educação superior europeia. O artigo propõe que seja dada uma maior centralidade à investigação dos impactos que as transformações politicamente induzidas no ensino superior europeu potencialmente (e já de facto) produzem nos seus conceitos e práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Manuel Magalhães, Universidade do Porto

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Twente. Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Portugal.

Downloads

Publicado

27.12.2018

Como Citar

MAGALHÃES, António Manuel. A reconfiguração do mandato político endereçado à educação superior Europeia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 127–148, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.10692. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10692. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 47 - Economia política e educação