O financiamento das universidades estaduais brasileiras: o custo aluno, as assimetrias institucionais e as desigualdades regionais
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10777Palavras-chave:
assimetrias regionais, custo aluno, financiamento, universidades estaduaisResumo
O artigo apresenta resultado de pesquisa que apurou o valor do custo aluno das universidades estaduais (UEs) brasileiras, por estado da federação, no período de 2012 a 2016, tendo como referência metodológica a abordagem proposta por Amaral e Pinto (2010), informações estatísticas das UEs presentes nos dados (sinopses estatísticas e microdados) do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes). Os resultados obtidos mostram que os valores do custo aluno das UEs são assimétricos e revelam desigualdades regionais existentes quanto a atuação dessas instituições no contexto da educação superior do país.
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