Neurociência e outras modulações subjetivas em educação: um estudo a partir da revista Nova Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n58.10788

Palavras-chave:

biopolítica, cognição, corpo, neurociência, subjetividade

Resumo

Focalizando a prevalência discursiva da neurociência na contemporaneidade, o artigo visa apreender os modos como os saberes pedagógicos, psicológicos, biológicos e neurológicos têm se articulado num âmbito específico da produção discursiva educacional brasileira atual, a fim de matizar seus efeitos nos processos de veridicção e constituição de subjetividades. Inspirando-se teórico-metodologicamente em Michel Foucault, toma como locus documental um conjunto de publicações da revista de divulgação pedagógica Nova Escola, no período de 2011 a 2016. A análise discursiva de enunciados aponta três principais aspectos: articulação entre corpo e subjetividade; atualização das discursividades de expertise nos processos de patologização e medicalização da vida; reconfiguração das políticas de cognição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Kozlakowski Patrício, Universidade de São Paulo – FEUSP

Mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na área de Cultura, Filosofia e História da Educação.

Cintya Regina Ribeiro, Universidade de São Paulo – FEUSP

Docente pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo / USP junto ao Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Pos doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidad de Buenos Aires; Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP; licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Integra o grupo do CNPq - Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder. Integras as redes ALFE - Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação e a SOFIE - Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação.

Referências

BIBIANO, Bianca. O que é o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH). Nova Escola (on line). abril 2010. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/292/transtorno-deficit-atencao-com-sem-hiperatividade-tdah. Acesso em 13. abr. 2019.

CAMILO,Camila. Mantenha a postura. Nova Escola (on line). março 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3441/mantenha-a-postura. Acesso em 13. abr. 2019.

CASTRO, J. Corpo humano e saúde para 6º, 7º, 8º e 9º anos. Nova Escola (on line), s.d. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/roteiro-didatico-corpo-humano-saude-6-7-8-9-anos-642782.shtml?page=3.3. Acesso em 5. ago. 2013.

DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FERREIRA, Anna. Por que nosso corpo para de funcionar? Nova Escola (on line). dez 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2190/por-que-nosso-corpo-para-de-funcionar. Acesso em 13. abr. 2019.

FERREIRA, Anna. Ritalina: a escola esqueceu que é melhor prevenir do que remediar. Nova Escola (on live). junho 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1897/ritalina-a-escola-esqueceu-que-e-melhor-prevenir-do-que-remediar. Acesso em 13. abr. 2019.

FOUCAULT, Michel. Aula de 17 de março de 1976. In: Em defesa da sociedade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010a, p. 285-315.

FOUCAULT, Michel. Aula de 5 de janeiro de 1983: primeira hora e segunda hora. In: O Governo de si e dos outros: curso no Collège de France. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010b, p. 3-29.

FOUCAULT, Michel. Do governo dos Vivos. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2005, p. 7-27.

FOUCAULT, Michel. Subjetividade e verdade. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

HAMINE, Jacqueline; SOARES, Wellington; ANNUNCIATO, Pedro. Esta escrita vai desaparecer?. Nova Escola (on line). novembro 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8710/esta-escrita-vai-desaparecer. Acesso em 13. abr. 2019.

MACEDO, Lino de. Os desafios da segunda plasticidade cerebral. Nova Escola (on line). setembro 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8672/os-desafios-da-segunda-plasticidade-cerebral. Acesso em 13. abr. 2019.

MANTOVANINI, Maria; VICHESSI, Beatriz. Entrevista com Maria Cristina Mantovanini. Nova Escola (on line). ed. 253, junho/julho 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/886/entrevista-com-maria-cristina-mantovanini. Acesso em 14. jan. 2018.

MENEZES, Luis. Como fica a questão da saúde na escola?. Nova Escola (on line). abril 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/638/como-fica-a-questao-da-saude-na-escola. Acesso em 13. abr. 2019.

MOÇO, Anderson. EM Tasso da Silveira: o desafio de seguir em frente. Nova Escola (on line). maio, 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1927/em-tasso-da-silveira-o-desafio-de-seguir-em-frente. Acesso em 13. abr. 2019.

NÓVOA, António; VICHESSI, Beatriz; PORTILHO, G. Entrevista com o educador português António Nóvoa. Nova Escola (on line), ed. 256, outubro 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/212/entrevista-educador-portugues-antonio-novoa. Acesso em 14. jan. 2018.

ORTEGA, Francisco. O Corpo Incerto. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

RAMOS, Heloisa. O que fazer em caso de emergência na escola?. Nova Escola (on line). junho 2012a. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/719/o-que-fazer-em-caso-de-emergencia-na-escola. Acesso em 13. abr. 2019.

RAMOS, Heloisa. Quando fico nervosa, começo a gaguejar. Isso pode ser um empecilho para dar aula?. Nova Escola (on line). Abril 2012b. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1864/quando-fico-nervosa-comeco-a-gaguejar-isso-pode-ser-um-empecilho-para-dar-aula. Acesso em 13. abr. 2019.

RATIER, Rodrigo. O ano em que pifei e o que aprendi com isso. Nova Escola (on line). outubro 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8685/o-ano-em-que-pifei--e-o-que-aprendi-com-isso. Acesso em 13.abr. 2019.

RATIER, Rodrigo; CASSIMIRO, Patrick; PADIAL; Karina. Burnout. Depressão. Ansiedade. Como desatar esses nós. Nova Escola (on line). novembro 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8701/burnout-depressao-ansiedade-como-desatar-esses-nos. Acesso em 13. abr. 2019.

ROSE, Nikolas. Becoming Neurochemical Selves. In: STEHR, Nico (ed.) Biotechnology, Commerce And Civil Society, Somerset, Transaction Publishers, p. 89-128, jan. 2004.

ROSE, Nikolas. Cérebro, self e sociedade: uma conversa com Nikolas Rose. (Entrevista). Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 1, n. 29, p. 301-324, 2010.

ROSE, Nikolas. A Política da Própria Vida. 1. ed. São Paulo: Editora Paulus, 2013.

ROSE, Nikolas; ABI-RACHED, Joelle M. Neuro. New Jersey: Princeton University Press, 2013.

SALLA, Fernanda. Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem. Nova Escola (on line). ed. 253, junho/julho 2012a. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/217/neurociencia-aprendizagem. Acesso em 14. jan. 2018.

SALLA, Fernanda. Você sabe o que são neuromitos?. Nova Escola (on line). maio 2012b. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1970/voce-sabe-o-que-sao-os-neuromitos. Acesso em 14. jan. 2018.

PINTO, Deca. Três mitos da dislexia. Nova Escola (on line). fevereiro 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1344/quatro-mitos-da-dislexia. Acesso em 13. abr. 2019.

PUBLIABRIL. Informações sobre a revista Nova Escola. s.d. Disponível em: http://www.publiabril.com.br/marcas/novaescola/revista/informacoes-gerais. Acesso em: 5. ago. 2013.

VEYNE, Paul. Foucault, o pensamento, a pessoa. 1. ed. Lisboa: Edições texto e grafia, 2009.

VICHESSI, Beatriz; SCAPATICIO, M. Circuitos para pensar sobre o corpo em movimento. Nova Escola (on line). ed. 245, setembro 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1996/circuitos-para-pensar-sobre-o-corpo-em-movimento. Acesso em: 14. jan. 2018.

VINHA, Telma. Uma aluna de 13 anos veio me contar que acha que está grávida. O que fazer?. Nova Escola (on line). março 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/593/uma-aluna-de-13-anos-veio-me-contar-que-acha-que-esta-gravida-o-que-fazer. Acesso em 13. abr. 2019.

WINKEL, Sophia. A inclusão de estudantes autistas. Nova Escola (on line). dezembro 2014. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3439/a-inclusao-de-estudantes-autistas. Acesso em: 13. abr. 2019.

Downloads

Publicado

30.09.2021

Como Citar

KOZLAKOWSKI PATRÍCIO, Taís; RIBEIRO, Cintya Regina. Neurociência e outras modulações subjetivas em educação: um estudo a partir da revista Nova Escola. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 58, p. e10788, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.10788. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10788. Acesso em: 18 abr. 2024.