A atuação profissional do pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11581

Palavras-chave:

pedagogo, pedagogia social, CREAS.

Resumo

This academic article aims to understand the performance of the Pedagogue in the scope of Social Assistance inserted in the Specialized Reference Center for Social Assistance in the state of Paraíba. To better develop the theme, we will follow the paths of Social Pedagogy, which is a reflection to understand the role of the educator in Social Assistance - CREAS. The choice of theme is justified because it perceives the importance of the formation of Pedagogues around Social Pedagogy. As a theoretical foundation, we support the research on the contributions of Saviani (2013) Paula (2014) Souza, et al (2014), Machado, Rodrigues and Severo (2014), PNAS (2004), LOAS (2003) (2011), for describing the advances of their research in the field of education and Social Pedagogy. As a methodological support, we used qualitative research. It is also emphasized that throughout the investigative work we perceive the importance of discussing the Pedagogue's spaces of action beyond the educational scopes.

 

 

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Biografia do Autor

Márcia Cristiane Ferreira Mendes, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2009), com area de aprofundamento em Supervisão e Orientação Educacional; Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na linha de História da Educação. Atuou como professora da educação a distância pela Universidade Federal da Paraíba no curso de Matemática (UFPB); Exerceu a função de Supervisora Educacional na Prefeitura de João Pessoa de 2012 à 2015; Pedagoga no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) da Prefeitura Municipal de Guarabira - PB; Atuou como Professora Substituta na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),Campus III, período de abril de 2015 à agosto de 2017. Atua como Tutora da Educação a Distância da disciplina de Sociologia da Educação I e Gestão Educacional, do Curso de Pedagogia (UFPB);Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Memórias, História Oral.

Giovanna Barroca de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de Coimbra.Mestre em Cooperación al Desarrollo pela Universidade de Valência (Espanha, 2011), com reconhecimento em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Integrada de Patos (2009), bacharelado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2008), licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professora de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Os seus principais interesses de pesquisa incluem: imigração, representações sociais,preconceito e procrastinação.

Tatiana de Medeiros Santos, Uninassau, João Pessoa, Paraíba.

DOUTORA EM EDUCAÇÃO 2016.1. MESTRE EM EDUCAÇÃO - 2009.1 - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - PPGE/UFPB. Dissertação de mestrado: MAGISTÉRIO EM DECLÍNIO: histórias e memórias de ex-alunas da última turma do magistério do Colégio Nossa Senhora das Neves (1970). ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL - UFPB (2004) e ESPECIALISTA EM GESTÃO EDUCACIONAL - UFPB (2005). Graduação em PEDAGOGIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPE (2001). Soui professora substituta da Universidade Federal da Paraíba e professora da Educação à distância (Curso Pedagogia à distância - UFPB). Também sou professora da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e da  Atualmente também sou professora da Faculdade Maurício de Nassau. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

03.06.2021

Como Citar

MENDES, Márcia Cristiane Ferreira; DE MOURA, Giovanna Barroca; SANTOS, Tatiana de Medeiros. A atuação profissional do pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e11581, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.11581. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11581. Acesso em: 28 mar. 2024.