Tecnologia educacional no ensino de Física e de Ciências da Natureza, nos depoimentos de pesquisadores protagonistas: construtivismo versus instrucionismo, concreto versus virtual

Autores

  • Luís Fábio Simões Pucci Uninove, SP
  • Carlos Bauer Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i2.1268

Palavras-chave:

Educação. História da educação. Ensino de Física. Ensino de Ciências. Tecnologia educacional.

Resumo

A sociedade contemporânea apresenta-se fortemente alicerçada no uso e no desenvolvimento das tecnologias que, em uma de suas vertentes, apresentam-se na forma de rápidas e potentes mídias de informação e comunicação. Essa realidade, como não poderia deixar de ser, influencia também o campo da Educação: livros, jornais, televisão, vídeo, computador, equipamentos pedagógicos diversos e sistemas educacionais, entre outros, que se apresentam como mídias de potencial educativo, tanto dentro quanto fora da escola. Partindo de uma abordagem histórica e de depoimentos para tentar vislumbrar como isso ocorre, aproveitamos a opinião de especialistas em mídias e tecnologias aplicadas ao ensino de ciências da natureza, que desempenharam importante papel na implementação de diversos programas nessa área: Claúdio Zaki Dib, Ernst Hamburger e Norberto Cardoso Ferreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fábio Simões Pucci, Uninove, SP

Possui os seguintes títulos: Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2003), em Engenharia Mecânica pelo Instituto Maua de Tecnologia (1992), Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (1998) e é Mestre em Educação pelo Centro Universitário Nove de Julho - Uninove (2007). Especialista em Magistério no Ensino Superior pela UNIP (1995). Atualmente é coordenador de Física da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação de SP), conselheiro da ong Instituto Galileo Galilei para Educação e consultor do site UOL Educação. É professor efetivo de Matemática da rede pública paulista, autor das editoras Moderna e Escala Educacional e consultor de ensino de ciências e informática educacional junto a escolas, revistas e produtoras de software. Tem experiência na área de formação de professores de Física e de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino médio, ensino fundamental, ensino de Física, ensino de Matemática, EAD e tecnologias educacionais.

Downloads

Publicado

24.03.2009

Como Citar

PUCCI, Luís Fábio Simões; BAUER, Carlos. Tecnologia educacional no ensino de Física e de Ciências da Natureza, nos depoimentos de pesquisadores protagonistas: construtivismo versus instrucionismo, concreto versus virtual. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 361–378, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v10i2.1268. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1268. Acesso em: 29 mar. 2024.