A educação intergeracional face ao discurso político do envelhecimento ativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.12820

Palavras-chave:

Envelhecimento ativo, Idadismo, Cidadania, Educação intergeracional

Resumo

Tal como outros termos formados com o sufixo “ismo”, como racismo, sexismo, entre outros, o termo idadismo pretende dar conta de diversas formas de discriminação baseadas na idade das pessoas. Embora abranja também crianças e jovens, devido a diversas crenças, como por exemplo de que são imaturos e sem voz no espaço público, o idadismo afeta, hoje, especialmente, as pessoas idosas. Nas últimas décadas, tornou-se uma das principais formas de discriminação nas nossas sociedades, pelo que se pretende analisar criticamente este fenómeno, com base na literatura científica e na análise documental e recorrendo ainda a exemplos de programas intergeracionais. Situando a análise no contexto das políticas designadas de “envelhecimento ativo”, difundidas sobretudo por instituições da União Europeia, este artigo discute a dimensão retórica e ideológica das mesmas, assim como a sua ótica economicista e produtivista. Em contraste com o discurso político e normativamente difundido do “envelhecimento ativo” e da “solidariedade intergeracional”, defende-se uma educação intergeracional crítica capaz de promover e produzir a cidadania intergeracional. Pretende-se, deste modo, questionar a crescente institucionalização das pessoas idosas, e também de crianças e jovens, de modo a contribuir para o fortalecimento do espaço público da educação, pela via da experiência democrática e convivial.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Ilídio Ferreira, Universidade do Minho (UMinho)

Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutoramento em Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2003.

 

Referências

ABRAMS, Dominic; RUSSELL, Pascal; VAUCLAIR, Christin-Melanie; SWIFT, Hannah. Ageism in Europe. Findings from the European Social Survey. A Report from EURAGE (European Research Group on Attitudes to Age) commissioned by Age UK. Age UK, 2011.

ANTÓNIO, Manuel. Envelhecimento ativo e a indústria da perfeição. Saúde Soc. São Paulo, v.29, n.1, e190967, p. 1-11, 2020.

BARROSO, João. Os Liceus. Organização Pedagógica e Administração (1836-1960). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

BENGTSON, Vern L.; OYAMA, Petrice S. Intergenerational solidarity: strengthening economic and social ties. Expert group meeting: background paper. New York: United Nations Headquarters, 2007.

BUTLER, Robert, N. Ageism: another form of bigotry. The Gerontologist, v. 9, n. 4, Part 1), p. 243-246, 1969.

COLEMAN, Peter G; O’HANLON, Ann. Ageing & development. New York: Arnold, 2004.

COMISSÃO EUROPEIA, Livro verde sobre o envelhecimento. Promover a responsabilidade e a solidariedade entre gerações, 2021. Disponível em: https://ec.europa.eu/info/sites/info/files/com_2021_50_f1_green_paper_pt.pdf, Acesso em 15 de mar. 2021.

COUNCIL OF THE EUROPEAN UNION. Council conclusions on active ageing, 2010. Disponível em: https://www.consilium.europa.eu/uedocs/cms_Data/docs/pressdata/en/lsa/114968.pdf, Acesso em 24 out. 2019.

DAATLAND, Sven O.; LOWENSTEIN, Ariela. Intergenerational solidarity and the family-welfare state balance, European Journal of Ageing, v. 2, n. 3, p. 174-182, 2005.

ERVIK, Rune. Pitfalls and possibilities of active ageing conceptualisations and policies. Paper presented at the Conference Towards a Multiage Society: The cultural dimension of age policies, Brussels, 29-30, November. 2006. Disponível em https://docplayer.net/39970556-Pitfalls-and-possibilities-of-active-ageing-conceptualisations-and-policies.html, Acesso em: 20 out. 2020.

EUROPEAN PARLIAMENT; COUNCIL OF THE EUROPEAN UNION. Decision n.940/2011/EU of the European Parliament and of the council of 14 September 2011 on the European Year for Active Ageing and Solidarity between Generations, 2011.

EUROPEAN PARLIEMENT. Demographic outlook for the European Union 2020, European Union, 2020. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2020/646181/EPRS_STU(2020)646181_EN.pdf, Acesso em: 31 jan. 2021.

EUROPEAN UNION. Active ageing and solidarity between generations A statistical portrait of the European Union 2012, Luxembourg: European Union, 2011.

FREIRE, Paulo. A educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967 (1ª ed.; 19ª ed. 1989).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Porto: Afrontamento, 1975 (1ª ed. 1970, Nova Iorque; manuscrito em português de 1968; 1ª ed. em português 1974).

GADOTTI, Moacir. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum, Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, p. 10-32, dez, 2012.

GIROUX, Henry A. Rethinking Education as the Practice of Freedom: Paulo Freire and the promise of critical pedagogy. Policy Futures in Education, v.8, n.6, p. 715-721, 2010.

HASMANOVÁ, J. Leisure in old age: Disciplinary practices surrounding the discourse of active ageing. International Journal of Ageing and Later Life, v. 6, n. 1, p. 5-32, 2011.

HIGGS, Paul; GILLEARD, Chris. The ideology of ageism versus the social imaginary of the fourth age: Two differing approaches to the negative contexts of old age. Ageing and Society, v. 40, n. 8, p. 1617-1630, 2020.

KAPLAN, Matthew; LIU, Shih-Tsen; STEINIG, Sheri. Intergenerational approaches for environmental education and action. Sustainable Communities Review, v. 8, n. 1, p. 54-74, 2005.

KOHLI, Martin. Social organization and subjective construction of the life course. In A. B. SORENSEN, F. E. WEINER; L. R. SHERROD (Eds.). Human development and the life cycle. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1988, p. 271-292.

LARKIN, Elizabeth; WILSON, G. Patricia; FREER, Maria. Images of Old: Teaching About Aging Through Children's Literature. Journal of Intergenerational Relationships, v. 11, n. 1, p. 4-17, 2013.

LIMA, Licínio C. Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”. São Paulo: Cortez, 2012.

LLOYD, Liz et al. Look after yourself: active ageing, individual responsibility and the decline of social work with older people in the UK, European Journal of Social Work, v.17, n.3, p. 322-335, 2014.

MANHEIMER, Ronald J. The paradox of beneficial retirement: A journey into the vortex of nothingness. Journal of Aging, Humanities, and the Arts, v. 2, n. 2, p. 84-98, 2008.

MANNION, Greg. Intergenerational Education and Learning: We are in a new place. In SKELTON, T., PUNCH, S.; VANDERBECK, R. M. (Eds.). Families, Intergenerationality and Peer-Group Relations.London: Springer, 2016.

MARHÁNKOVÁ, Jaroslava H. Leisure in old age: disciplinary practices surrounding the discourse of active ageing. International Journal of Ageing and Later Life, 2011, v.6 n.1, p. 5-32, 2011.

MARQUES, Sibila. Discriminação da Terceira Idade. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2011.

MCGUIRE, Sandra L. Early Children’s Literature and Aging. Creative Education, n. 7, p. 2604-2612, 2016.

MCLAREN, Peter (2010). Revolutionary critical pedagogy. Inter Actions: UCLA Journal of Education and Information Studies, n.7, p. 1-11.

MCLAREN, Peter (2020) The future of critical pedagogy. Educational Philosophy and Theory, v.52, n.12, p.1243-1248, 2020.

MENDES, Felismina R. Active ageing: A right or a duty? Health Sociology Review, v.22, n.2, p. 174-185, 2013.

NEIKRUG, Shimshon. Creating an Intergenerational Learning Community for the Study of Elder Abuse. Journal of Elder Abuse & Neglect, v. 16, n. 2, p. 33-49, 2005.

NÓVOA, António. O espaço público da educação: Imagens, narrativas e dilemas. In A. Nóvoa (Dir.). Espaços de Educação, Tempos de Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, p. 237-263.

PALMORE, Erdman B.; BRANCH, Laurence; HARRIS, Diane (Eds.). Encyclopedia of ageism. New York: The Haworth Press, 2005.

PALMORE, Erdman B.; WHITTINGTON, Frank; KUNKEL, Suzanne (Eds.). International handbook on aging. Santa Barbara, CA: Praeger, 2009.

PFALLER, Larissa; SCHWEDA, Mark. Excluded from the Good Life? An Ethical Approach to Conceptions of Active Ageing. Social Inclusion, v.7, n.3, p. 44-53, 2019.

PORGUGAL-PORDATA. Retrato dos Homens e das Mulheres. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018.

PORTUGAL. Estimativas de População Residente em Portugal 2019. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística (INE). Disponível em https://ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=414436913&DESTAQUESmodo=2, Acesso em: 14 dez. 2020.

ROZANOVA, Julia. Discourse of successful aging in The Globe & Mail: Insights from critical gerontology. Journal of Aging Studies, n. 24, p. 213-222, 2010.

SÁNCHEZ, Mariano; DÍAZ, Pilar. Los programas intergeneracionales. In: PINAZO, S.; SÁNCHEZ, M. (Dir.). Gerontología. Actualización, innovación y propuestas. Madrid: Pearson Prentice Hall, 2005, p. 393 – 430.

SÁNCHEZ, Mariano; HATTON-YEO, Alan. Active Ageing and Intergenerational Solidarity in Europe: A Conceptual Reappraisal from a Critical Perspective. Journal of Intergenerational Relationships, v.10 n.3, p. 276-293, 2012.

SÁNCHEZ, Mariano; KAPLAN, Matthew; SÁEZ. Juan. Programas intergeneracionales. Guía introductoria. Madrid: Ministerio de Sanidad y Política Social, Instituto de Mayores y Servicios Sociales, 2010.

UNITED NATIONS, Department of Economic and Social Affairs, Population Division. World Population Ageing 2020 Highlights: Living arrangements of older persons (ST/ESA/SER.A/451). New York: United Nations, 2020.

VAN VLIET, Willem. Creating livable cities for all ages: Intergenerational strategies and initiatives. Working Paper CYE-WP1-2009. Children, Youth and Environments Center, University of Colorado, 2009.

VINCENT, Guy (Ed.). L’éducation prisonnière de la forme scolaire? Scolarisation et socialisation dans les sociétés industrielles. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1994.

WALKER, Alan. A strategy for active ageing. International Social Security Review, v. 55, n. 1, p. 121-139, 2002.

WHITEHOUSE, Peter J.; BENDEZU, Eve; FALLCREEK, Stephanie; WHITEHOUSE, Catherine. Intergenerational community schools: a new practice for a new time, Educational Gerontology, n. 26, p. 761-770, 2000.

WHO. Active ageing: A policy framework, Geneva: World Health Organization, 2002. Disponível em: https://www.who.int/ageing/publications/active_ageing/en/, Acesso em: 23 set. 2019.

WHO. Decade of Healthy Ageing – Baseline Report, 2020. World Health Organization, 2020. Disponível em: https://cdn.who.int/media/docs/default-source/mca-documents/decade-of-healthy-ageing-baseline-report_06012021.pdf?sfvrsn=eaad1517_1&download=true. Acesso em 15 mar. 2021.

WHO. Global strategy and action plan on ageing and health, World Health Organization 2017. Disponível em: https://www.who.int/ageing/WHO-GSAP-2017.pdf?ua=1, Acesso em: 10 fev. 2021.

WHO. Strategy and action plan for healthy ageing in Europe, 2012–2020. World Health Organization, 2012. Disponível em: https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0008/175544/RC62wd10Rev1-Eng.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.

XAVIER, Libânia N.; CHAVES, Miriam W. A invenção da Escola pública e seus desdobramentos no Brasil: entre o ideal de modernidade e os problemas contemporâneos, Historia Caribe, v. XIII, n. 33, jul./dez., p. 253-280, 2018.

Downloads

Publicado

31.03.2021

Como Citar

FERREIRA, Fernando Ilídio. A educação intergeracional face ao discurso político do envelhecimento ativo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e12820, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.12820. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/12820. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos