O direito à qualidade da/na educação Infantil: entre a maximização do direito e as intencionalidades do privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.13269

Palavras-chave:

Direito à Educação Infantil, Políticas Educacionais, Público e Privado, Qualidade.

Resumo

O presente texto objetiva analisar a qualidade como princípio do Direito à Educação Infantil, a fim de compreender as intencionalidades no debate entre o público e privado. Por meio de um estudo bibliográfico e documental, tivemos por problemática: quais os fundamentos e implicações sobre à qualidade da Educação Infantil entre o público e o privado? Apresentamos a qualidade como princípio do Direito à Educação Infantil na perspectiva maximizadora e como ela vem sendo detalhada pelas bases legais. Nesse contexto, a Nova Gestão Pública se destaca e o diálogo com o Terceiro Setor se acirra. Dessa forma, analisamos as intencionalidades e encaminhamentos do privado por meio do documento “Educação Infantil em debate: a experiência de Portugal e a realidade brasileira”, produzido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e pela Fundação Itaú Social, em 2014. Concluímos que as intencionalidades propaladas não convergem com a preocupação com a qualidade do atendimento educativo que será oferecido, nem com o nível de formação dos que estiverem envolvidos em sua consecução, muito menos com as características específicas do contexto brasileiro. O que se apresentam são enunciados à implementação das parcerias público-privadas para a oferta das políticas sociais focalizadas, contrapondo a toda discussão levantada sobre a maximização do conceito de qualidade, sobretudo para as crianças de zero a três anos.

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Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Políticas Educacionais. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de Políticas e Gestão da Educação. Pedagoga pela UEM. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Elisangela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná

Professora associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR) e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Possui Doutorado em Educação (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo. Cursou Pedagogia (1994) e Mestrado em Educação (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

02.07.2020

Como Citar

BORTOT, Camila Maria; SCAFF, Elisangela Alves da Silva. O direito à qualidade da/na educação Infantil: entre a maximização do direito e as intencionalidades do privado. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e13269, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.13269. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13269. Acesso em: 16 abr. 2024.