Professoras e bebês: uma docência interpretativa-relacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n58.13507

Palavras-chave:

bebês, docência, educação infantil, professoras

Resumo

O presente artigo discute a docência interpretativa-relacional na Educação Infantil. Os principais argumentos teóricos dialogam com estudos de Tardif, Lessard, Martins Filho, Delgado, Heidegger e outros pesquisadores do campo da Educação Infantil. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, escutou seis professoras que exerceram a docência com bebês na rede pública de ensino de um município brasileiro. As narrativas de cada docente foram ouvidas em encontros denominados Tertúlias Narrativas. Concluiu-se que a docência interpretativa-relacional é experienciada cotidianamente por professoras e bebês e que toda interpretação vem acompanhada de uma ação, pois quando a professora interpreta, ela age, estabelece relação e se move em direção ao bebê, reconhecendo-o como um sujeito potente, capaz e criativo, princípio fundante para o trabalho pedagógico.

 

 

 

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Biografia do Autor

Marlene Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFBA Departamento I - Área Educação Infantil

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Publicado

30.09.2021

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, Marlene. Professoras e bebês: uma docência interpretativa-relacional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 58, p. e13507, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.13507. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13507. Acesso em: 28 mar. 2024.