Educação, contextos culturais e infância: diálogos com as produções sul-americanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n50.13985

Palavras-chave:

América do Sul, Contextos Culturais. Educação, Infâncias

Resumo

A grande diversidade da América do Sul, em seus diversos países e diversas histórias, está mergulhada numa variedade de contextos que mescla linguagens, trajetórias políticas, econômicas, sociais e composições étnicas que perpassam a vida das crianças. Essa característica tem demandado esforços dos pesquisadores que focalizam as crianças como agentes sociais e produtoras de cultura, levando em consideração tais conceitos na compreensão da realidade sociocultural em que estão inseridas. A partir de uma investigação exploratória sobre os estudos e produções científicas da Sociologia da Infância na América do Sul em países hispano-falantes (VOLTARELLI, 2017), este artigo visa analisar as temáticas educacionais identificadas nas pesquisas com e sobre as crianças, considerando os contextos culturais, bem como apontar aspectos da educação nas produções dos países nos quais a presença do campo foi identificada com maior densidade. Aponta-se que os contextos culturais em que as crianças estão imersas, juntamente com as políticas sociais e educacionais direcionadas à infância, configuram as experiências nas instituições educativas, sendo importante considerar a diversidade e a multiplicidade das infâncias nos processos educativos.

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Biografia do Autor

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília (UnB)

Faculdade de Educação 

Departamento de Métodos e Técnicas (MTC)

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Publicado

30.09.2019

Como Citar

VOLTARELLI, Monique Aparecida. Educação, contextos culturais e infância: diálogos com as produções sul-americanas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 50, p. e13985, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n50.13985. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13985. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 50 - Educação Infantil e suas Infâncias