O uso de filmes para obter compreensões sobre a prática pedagógica em educação infantil: duas abordagens metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14016

Palavras-chave:

Educação Infantil, Etnografia Visual e Multivocal, Filmes, Práticas Pedagógicas, Sophos, Tobin

Resumo

Este artigo apresenta duas abordagens metodológicas de pesquisa qualitativa que utilizam filmes para obter compreensões sobre a prática pedagógica em educação infantil. Uma refere-se à etnografia visual e multivocal desenvolvida por Tobin e colaboradores, que deu origem à clássica obra Educação infantil em três culturas: Japão, China e Estados Unidos (2008); outra, menos conhecida, trata-se do SOPHOS, acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme – Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem, desenvolvida e testada por duas dinamarquesas: Hensen e Jensen (2004) para uma pesquisa transnacional europeia retratada em livro de Cameron e Moss (2007). Embora SOPHOS se inspire na pesquisa de Tobin, apresenta diferenças substantivas quanto aos objetivos perseguidos. Essas diferenças e suas implicações epistemológicas e metodológicas são discutidas e ilustradas por meio da descrição das respectivas pesquisas.

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Biografia do Autor

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Docente na Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação. Maceio, AL - Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3588-2846

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Publicado

30.09.2019

Como Citar

HADDAD, Lenira. O uso de filmes para obter compreensões sobre a prática pedagógica em educação infantil: duas abordagens metodológicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 50, p. e14016, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n50.14016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14016. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 50 - Educação Infantil e suas Infâncias