Tendências e desafios da pesquisa em educação comparada: entrevista com Jürgen Schriewer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14551

Palavras-chave:

Educação comparada, Internacionalização, Neoinstitucionalismo, América Latina

Resumo

A entrevista com Jürgen Schriewer, professor emérito da Humboldt Universität (Berlim) foi realizada no contexto de suas atividades como pesquisador visitante na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos, no mês de março de 2018, com o tema: “Estudos internacionais e comparados em educação: Fundamentos, concepções e metodologias”. Na entrevista ele relata aspectos de sua biografia acadêmica e sua formação como pesquisador em educação comparada. Compartilha o desenvolvimento de sua visão de estudos histórico-comparados, relacionando-os com as atuais tendências das pesquisas na área dos estudos comparados. Por fim, reflete sobre alguns desafios para o desenvolvimento da educação comparada na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo R. Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação pela Rutgers University (The State University of New Jersey), professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, na Linha de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias

Maria Julieta Abba, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista DOCFIX – Capes/Fapergs. Vinculada à Linha de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias.

Claudia Schiedeck Soares de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Camous Bento Gonçalves. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

30.09.2019

Como Citar

STRECK, Danilo R.; ABBA, Maria Julieta; SOARES DE SOUZA, Claudia Schiedeck. Tendências e desafios da pesquisa em educação comparada: entrevista com Jürgen Schriewer. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 50, p. e14551, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n50.14551. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14551. Acesso em: 19 abr. 2024.