Educação e Formação Humana: um debate histórico-ontológico

Autores

  • Lucas Dominguini UNESC
  • Vidalcir Ortigara PPGE/UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1458

Palavras-chave:

Educação. Formação Humana. Sociabilidade do capital. Emancipação humana.

Resumo

A educação constituiu-se desde o princípio da sociedade capitalista como uma entidade que visa construir uma classe trabalhadora que contenha um mínimo de conhecimento para poder controlar os meios de produção, mas que não transmita conhecimentos de forma aprofundada que lhe permita lutar por uma sociedade liberta das condições de dominação de classe. Compreender as formas de organização social dos modos de produção e propriedade permite uma melhor compreensão dos caminhos que a educação trilha atualmente e quais suas perspectivas dentro da sociedade capitalista. Nosso objetivo é apresentar elementos que contribuem para evidenciar a necessidade de formulação de uma atividade educativa que perspective a emancipação humana em contraste com o atual modelo pedagógico preponderante na sociabilidade do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Dominguini, UNESC

Licenciado em Química - UNISUL Mestrando em Educação - PPGE/UNESC

Vidalcir Ortigara, PPGE/UNESC

Licenciado em Educação Física. Doutor em Educação pelo PPGE/UFSC; Professor do PPGE/UNESC; Membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Pedagogia e Produção do conhecimento – UNESC

Downloads

Publicado

21.02.2010

Como Citar

DOMINGUINI, Lucas; ORTIGARA, Vidalcir. Educação e Formação Humana: um debate histórico-ontológico. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 509–528, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1458. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1458. Acesso em: 29 mar. 2024.