Qualidade da educação superior no Brasil: desempenho das universidades católicas à luz dos rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias estatais e do setor privado

Autores

  • Marco Wandercil Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Adolfo-Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Francisco Aníbal Ganga-Contreras Universidad de Los Lagos (Chile)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.14581

Palavras-chave:

Ranking Acadêmicos. Qualidade da Educação. Universidades Católicas.

Resumo

A qualidade educação superior é um conceito dinâmico que tem que se adaptar a um mundo em constantes mudanças. Este artigo tem como objetivo analisar as universidades católicas brasileiras com o intuito de estudar suas tendências em termos de qualidade institucional, a partir da sua performance em rankings acadêmicos, índices e listas classificatórias (Rankintacs) nacionais em níveis estatal e privado. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica-documental incluindo análise de indicadores de desempenho nos Rankintacs nacionais, incluindo análise qualitativa e quantitativas por meio de critérios estatísticos. Atualmente, o Brasil conta com 19 universidades confessionais católicas e seus desempenhos foram abordados a partir dos Rankings nacionais, elaborados pelo órgão regulador estatal (MEC/INEP) e os promovidos pelo setor privado, Ranking Universitário Folha (RUF) e Guia do Estudante. Embora tradicionalmente as universidades católicas sejam identificadas como instituições de elevada qualidade, ocupando lugares de destaque entre as melhores universidades do país, muitas delas a frente de grandes universidades públicas, os Rankintacs revelam, em termos de qualidade, grande diversidade e heterogeneidade, existindo renomadas universidades católicas com resultados não tão favoráveis, identificadas com fraco desempenho.

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Biografia do Autor

Marco Wandercil, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), membro do Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) da PUC-CAMPINAS. Professor da Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim e especialista em Avaliação Institucional da PUC-Campinas.

Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil.

Francisco Aníbal Ganga-Contreras, Universidad de Los Lagos (Chile)

Doutor em Administração de Empresas pela  Université Libre des Sciences de lEntreprise et des Technologies de Bruxel (2009) com pós-doutorado em Ciências Humanas pela Universidad del Zulia (Venezuela). Professor titular do  Departamento de Ciencias del Desarrollo e director do Programa de Investigación sobre Gobernanza e Inclusión Organizacional da Universidade de Los Lagos, Chile.

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

WANDERCIL, Marco; CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; GANGA-CONTRERAS, Francisco Aníbal. Qualidade da educação superior no Brasil: desempenho das universidades católicas à luz dos rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias estatais e do setor privado. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e14581, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.14581. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14581. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 51 - Qualidade da Educação e Educação de Qualidade