Inclusão e formação docente

Autores

  • Maria Odete Emygdio da Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i2.1487

Palavras-chave:

Análise de necessidades de formação. Educação inclusiva. Formação de professores. Necessidades educativas especiais.

Resumo

A escola actual confronta-se com ínumeras questões, das quais o multiculturalismo e a inclusão de alunos considerados como tendo necessidades educativas especiais são apenas alguns dos exemplos que apelam à implementação de práticas diferenciadas que contribuam para aprendizagens significativas, baseadas na cooperação e na diferenciação inclusiva. Sendo a escola um lugar privilegiado de interacção de políticas, de culturas e de práticas, reflectir sobre a implementação de actividades que as facilitem, em termos da sua aplicabilidade como um suporte significativo para a inclusão, parece-nos ser da maior importância. Os resultados da investigação que temos realizado, alguns dos quais apresentamos neste artigo, bem como a prática em que temos estado envolvidas evidenciam como a formação que assenta na análise de necessidades é um excelente contributo para reflectir sobre essas e outras questões que a inclusão desses alunos suscita.

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Biografia do Autor

Maria Odete Emygdio da Silva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Doutora em Educação - Educação Especial; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa - Portugual

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Como Citar

EMYGDIO DA SILVA, Maria Odete. Inclusão e formação docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 479–498, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i2.1487. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1487. Acesso em: 18 abr. 2024.